Secretário regional de Videira visita obras do quartel do Corpo de Bombeiros

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional Dorival Carlos Borga, esteve com o comandante do Corpo de Bombeiros de Videira, Willyan Fazzione, realizando uma visita nas futuras instalações da guarnição. A estrutura, que está recebendo investimentos superiores a R$ 450 mil, deverá ser concluída no início do próximo ano.
Para o secretário, a visita busca verificar o andamento dos trabalhos. “Estive visitando e acompanhando o andamento dos trabalhos. Fiquei muito satisfeito com o ritmo e, especialmente, com a qualidade do que está se apresentando. Acredito que, nos próximos meses, a nossa guarnição já estará mais bem amparada nessa nova sede”, afirmou.
A visita teve início pela estrutura de garagem construída no espaço e que deverá abrigar os caminhões de combate a incêndio, bem com as viaturas de socorro. Na sequência, a estrutura das salas foi apresentada pelo comandante dos Bombeiros. Com uma área construída de 460m2, o espaço contará com banheiros, alojamentos, vestiário com espaço para armários individualizados, lavanderias, salas de estar, sala operacional, depósitos, entre outros espaços destinados futuramente para o setor administrativo.
Na nova sede dos bombeiros, estará em funcionamento, assim que inaugurado, somente a área operacional de atendimento às ocorrências e demandas, que contará com um efetivo de seis servidores por dia. A estrutura administrativa permanecerá atendendo na atual sede. A previsão é que em 2016 já seja lançado o projeto para a segunda etapa do quartel, que passará a contar também com estrutura para a atividade administrativa.
Unidade deverá ser concluida em maio de 2016
Segundo Fazzione, os trabalhos seguem em andamento e, em breve, haverá a mudança. “Os recursos para a aquisição da mobília para a sede já estão reservados, e assim que iniciar o próximo ano será aberta a licitação. Neste mesmo caminho, a empresa que está executando os trabalhos deverá conclui-lo, deixando-o pronto para a inauguração. Nossa previsão é que a sede seja inaugurada em maio”, afirmou.
A obra da nova sede dos bombeiros conta com investimentos de R$ 150 mil do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública. O projeto ainda conta com investimentos do Fundo de Reequipamento dos Bombeiros (Funrebom), uma conta-convênio dos bombeiros destinado ao município para o gerenciamento de recursos angariados na cobrança de taxas, vistorias, entre outros procedimentos da guarnição. A gerência dos recursos impõe legalmente que a Administração Municipal destine os recursos deste fundo único e exclusivamente para manutenção, equipamento e obras das guarnições dos bombeiros. Para viabilizar a nova sede, a companhia ainda contou com importante doação do terreno utilizado, destinado pela Prefeitura de Videira.
{article Josiane Zago – SDR Videira}{text}{/article}