Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Secretarias regionais de Chapecó,...

Secretarias regionais de Chapecó, Maravilha e Palmitos realizam a fase regional da Conae

Chapecó sediou nesta segunda e terça-feira, dias 5 e 6, a fase regional da Conferência Nacional de Educação (Conae). As discussões, debates e palestras em torno dos sete eixos da conferência foram realizados no Centro de Cultura e Eventos, reunindo 350 pessoas de 31 municípios. Este encontro abrangeu as secretarias regionais de Chapecó, Maravilha e Palmitos.

Participaram da fase regional os delegados eleitos em seus municípios nas etapas locais. Pais, professores, alunos, gestores, sociedade civil, sindicatos e outras entidades se fizeram representadas na Conae. Depois de dois dias, 38 delegados foram escolhidos para representar a região na fase estadual da conferência, dias 7, 8 e 9 de setembro na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. A etapa nacional está marcada para fevereiro de 2014.

“A avaliação do encontro foi bem positiva, pois 100% das propostas discutidas nos eixos foram aprovadas e agora serão levadas para a etapa estadual”, avalia a gerente de educação da SDR de Chapecó, Ana Vedana. Também participaram da Conae a secretária-adjunta de Estado da Educação, Elza Moretto, o diretor de Políticas e Programas da Secretaria de Estado da Educação, Gilberto Agnolin, que proferiu a palestra de abertura do evento, e o diretor de Apoio ao Estudante da secretaria, Osmar Machado, que também palestrou em um dos eixos temáticos.

A Conae é um espaço democrático aberto pelo poder público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da educação nacional. Agentes públicos e sociedade civil e modo geral têm a oportunidade de conferir os rumos da educação brasileira, indicando responsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino. O objetivo da conferência é garantir a participação da sociedade nas discussões da melhoria da educação nacional.

{article Douglas Dorneles – SDR Chapecó}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support