Secretárias da Assistência Social e da Saúde fazem roteiro em municípios atingidos pelas chuvas
As secretárias de Estado da Assistências Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, e da Saúde, Carmen Zanotto, estão fazendo um roteiro por Santa Catarina para visitar municípios de diversas regiões atingidos pelas chuvas. No início da semana elas já estiveram no Alto Vale do Itajaí e agora, durante dois dias, percorrem as cidades de Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Corupá, Jaraguá do Sul e Barra Velha.
Nesses municípios elas visitam abrigos, locais de recebimento de doações e conversam com os gestores. “É uma determinação do governador Jorginho que o Estado esteja próximo dos municípios afetados pelas cheias e nós da Assistência Social e da Saúde estamos indo ver diretamente como está a situação nestas cidades”, disse.
No roteiro as secretárias avaliam como está o atendimento, repasses financeiros, acolhimento das famílias e colocando o Governo do Estado à disposição para o que for necessário para auxiliar os municípios. “É uma forma também de orientar os gestores da busca de recursos, a secretária Carmen está orientando sobre os cadastros de recebimento de medicamentos, como proceder com pessoas que fazem hemodiálise e estão em abrigos, enfim, vendo em tudo que podemos auxiliar”, completa.
Maria Helena ressalta ainda que alguns municípios sofrem com alagamentos há duas semanas e as próprias equipes municipais, muitas vezes pequenas, estão cansadas, o que torna o trabalho ainda mais difícil. “Entendemos que é uma situação muito complicada, mas seguimos trabalhando para amenizar o sofrimento do povo de Santa Catarina”.
Ao todo mais de 30 mil pessoas ficaram desabrigadas no estado. Foram abertos abrigos em 94 cidades e em 49 as estruturas permaneciam abertas nesta quinta-feira, 19.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Helena Marquardt / Ascom SAS
Foto: Luciano Hermes/ SAS
(48) 3664-0916