Secretária Regional trata sobre abertura de novos leitos de UTI e manutenção do atendimento em hospital de Balneário Camboriú
A secretária regional de Itajaí, Eliane Rebello, e o gerente regional da Saúde, Arnaldo Schmitt Neto, estiveram com o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, nesta quinta-feira, 24, para tratar de ações relacionadas ao Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen (HMMKB), de Itajaí, e Hospital Ruth Cardoso, de Balneário Camboriú. Conforme a secretária regional, atualmente o HMMKB conta com 30 leitos de UTI, sendo 20 destinados a pacientes do SUS e 10 a pacientes conveniados ou particulares.
A direção do hospital apresentou a proposta de repassar cinco destes leitos ao atendimento público e aguarda credenciamento pelo Ministério da Saúde. “Enquanto o processo é avaliado, o governo do Estado poderia assumir diretamente os custos do atendimento nestes leitos”, disse a secretária. O secretário Kleinubing manifestou-se favorável à proposta.
Outra medida que a direção do hospital planeja é a construção de mais um bloco para abertura de 10 leitos de UTI.
A secretária aponta como ação ainda mais efetiva a construção do Complexo Madre Teresa, um anexo ao hospital, de 15 pavimentos, que contará com mais de 200 leitos de internação. A obra está em andamento e conta com investimento estadual de mais de R$ 50 milhões.
Com relação ao Hospital Ruth Cardoso, o secretário da Saúde deverá receber o gestor municipal para tratar em detalhes a manutenção do atendimento. O Ruth Cardoso é reconhecido como hospital de referência regional, com retaguarda fundamental ao próprio hospital Marieta. “Fizemos este contato para que ocorra um entendimento definitivo entre governo estadual e município sobre a gestão deste hospital”, observou a secretária.
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Itajaí
Fone: (47) 3398 5950/14 ou 9606 2636
www.sdrs.sc.gov.br/sdritajai
www.facebook.com/regional.itajai