Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Secretaria Regional desenvolve projeto...

Secretaria Regional desenvolve projeto voltado ao combate do Mosquito transmissor da Dengue

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira, por meio da Gerência de Saúde, está desenvolvendo um projeto de orientação e ação/combate ao mosquito Aedes Aegypti, que transmite a Dengue. O trabalho prevê ações diretamente nos municípios de Anchieta, Princesa, Palma Sola, Guarujá do Sul, São José do Cedro e Dionísio Cerqueira, em parceria com as secretarias municipais de saúde e os agentes da Dengue.

 

<<<Acesse a galeria de fotos

Eila Labres, gerente de Saúde, explica que o setor está desenvolvendo um projeto que será apresentado em breve para os gestores de saúde, que prevê ações fortes no combate ao mosquito para diminuir a incidência de focos do Aedes Aegypti. De acordo com dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica – Programa de Controle da Dengue -, de 15 de julho, o município da Regional de Dionísio Cerqueira que mais apresenta focos é Guarujá do Sul, com um total de 28. São José do Cedro teve, neste ano, 7 focos e Dionísio Cerqueira apresentou 5 focos. “Este nosso projeto terá como objetivo principal a prevenção evitando que a Dengue se transforme numa epidemia em nossa região”, disse Eila.

De acordo com o bioquímico da SDR Dionísio Cerqueira, Gustavo Scherer a maioria dos focos encontrados em nossa região foram verificados em armadilhas confeccionadas pelos agentes da Dengue dos municípios. O profissional alerta que os principais depósitos são pneus, latas, lajes, calhas, plantas, como as bromélias e locais ocos de árvores. “De nada adianta as administrações municipais realizarem vigilâncias constantes e fortes se a população não ajuda, não faz a sua parte, limpando a cidade. O lixo é um grande vilão. A Dengue se combate no dia-a-dia”, reforça Gustavo.

A Dengue é verificada com maior incidência na faixa etária de 20 a 59 anos. Em Santa Catarina foram 422 casos suspeitos identificados. Destes, apenas 48 foram confirmados como Dengue e 360 foram descartados. O restante está em análise. O número de focos em todo o Estado chega a 2.172 em 2014. No Oeste, São Miguel do Oeste lidera o número de focos com 441 identificados pelos profissionais de saúde.

Informações adicionais para a imprensa
Jornalista Lucas Maraschim Matias
Secretaria Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.sdr.sc.gov.br
Fones: (49) 9145-7142 e (49) 3644-3300

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support