Secretaria Regional de São Miguel do Oeste realiza curso sobre sistema de informação de mortalidade
Enfermeiros e técnicos de 22 municípios participam nesta semana, de 13 a 17 de abril, de um curso sobre sistema de informação de mortalidade. A capacitação, que visa treinar os profissionais para descentralizar a codificação e digitalização das informações de mortalidade, é organizada pela Gerência Regional de Saúde da Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste. Os encontros acontecem no Ceja de São Miguel do Oeste.
O técnico da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina, Paulo Afonso Mattos, explica que atualmente os dados são repassados pelas Gerências Regionais. “Queremos que os municípios investiguem e repassem as informações sobre as causas de mortes, lembrando que as estatísticas são baseadas na causa básica e não na causa terminal”, afirma.
Mattos lembra que os municípios tem como base o CID 10 (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde). “Os dados repassados ao sistema de informação de mortalidade são muito importantes, pois é a partir deles que são feitas as estatísticas do hospital, do município, da região, do estado e do país”, complementa o técnico.
Informações adicionais para a imprensa
Gisele Vizzotto
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2901 / 98837-7422 / 98801-4797
sc.gov.br/regionais/saomigueldooeste