Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Secretaria regional de Lages...

Secretaria regional de Lages e Sine fazem levantamento para preencher vagas nas empresas

A falta de profissionais para suprir as demandas de determinadas empresas da Serra contratasta com os índices de desemprego e com o alto número de famílias de baixa renda. Nesse contexto, os cursos técnicos são vistos como uma forma de equilibrar o cenário. O Governo do Estado aderiu ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para oferecer qualificação gratuita à população. As aulas acontecem nas entidades que compõem o Sistema S (Sesc, Senai, Senac, Sebrae, Sesi) e no Instituto Federal.

Cursos para suprir demandas de mercado específicas podem ser criados. Basta que pelo menos 20 pessoas se inscrevam. O Secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro, está visitando empresas para saber quais as áreas que mais precisam de profissionais qualificados.

“O objetivo do levantamento é detectar onde estão as oportunidades e levar esses dados à população, para que o mercado seja preenchido”, diz o secretário. Os números são repassados ao posto do Sistema Nacional de Empregos (Sine), que fará uma campanha para atrair interessados em qualificar-se para atuar nas respectivas funções.

Segundo o diretor da NDDigital, Valmir Tortelli, a empresa precisa de pelo menos 30 criadores de sistemas de software. “Não atendemos um mercado maior por falta de profissionais qualificados”, diz o empresário.

Na Minusa, há vagas para operadores de máquinas, assim como na GTS do Brasil. Isso porque, a procura para os cursos preparatórios voltados às indústrias do setor de Metal Mecânica é considerada abaixo do necessário.

Mais informações
Fábio Ramos
Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages
(49)8839-1727

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support