Secretaria de Segurança Pública fará uso de imagens de três mil câmeras privadas em Joinville
Fotos: Ana Paula Keller / ADR Joinville
O secretário de Estado da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Junior, formalizou nesta terça-feira, 19, contrato com duas empresas de Joinville para o fornecimento das imagens de equipamentos instalados na cidade. A celebração foi com o Grupo Khronos e a Urbani Tecnologia de Informação Ltda. Participaram também do ato, no 8º Batalhão da Polícia Militar, os comandos das Polícias Militar e Civil e o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional, Volnei Francisco Batista.
“As empresas não vão doar câmeras, elas vão disponibilizar o acesso às imagens. Essas duas empresas conseguiram fechar os parâmetros técnicos para termos acesso ao que gravam. Santa Catarina trabalhava com 2.808 equipamentos públicos no projeto Bem-te-vi e hoje são acrescidas três mil em todo o Estado, mais que dobrou o acesso a imagens que hoje a segurança pública tem”, destacou o secretário. De acordo com Oliveira Junior, há outras empresas em fase de ajuste tecnológico.
Parceria
São aproximadamente oito mil câmeras sendo analisadas, porque é necessário ter um padrão tecnológico para serem integradas. “Ultrapassou muito nossa meta de conseguir acesso de dez mil câmeras ate o final do ano”, disse. Também está em fase de estudo o uso de drones para reduzir os índices de violência em Santa Catarina. Dois aspectos estão sendo levados em consideração: a forma como a criminalidade tem usado os equipamentos e de que maneira a Secretaria de Segurança Pública poderá fazer uso dos aparelhos.
O contrato é resultado de um chamamento público e empresas interessadas em ceder imagens de videomonitoramento poderão participar do edital até dezembro. “É uma forma de a iniciativa privada contribuir com o exercício da cidadania, afinal de contas, existem investimentos realizados com câmeras por todas as cidades e que, de certa forma, não são tão aproveitadas pelo Estado. Nesse modelo de chamamento público, que integra as câmeras privadas junto ao sistema do Governo do Estado, sem dúvida quem ganha é a população como um todo, na segurança”, disse o diretor executivo da Urbani Tecnologia da Informação Ltda, Rubem Henrique da Silva Junior.
Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Keller
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: anakeller@jve.adr.sc.gov.br / imprensa@jve.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3461-1225 / 99240-8064
Site: sc.gov.br/regionais/joinville