Secretaria de Saúde faz alerta sobre o aumento de casos de dengue em Santa Catarina
Descrição do áudio:
Santa Catarina já registra mais de 500 casos de dengue em 2022. O número alerta sobre os cuidados e prevenção contra a doença. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a maior incidência está na região Oeste, com 87% dos casos de todo o estado.
No total, 119 municípios catarinenses estão infestados pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor de três doenças: dengue, zika vírus e chikungunya. O número representa 10,2% a mais em relação ao mesmo período de 2021.
Outro dado preocupante é que 26 municípios registram transmissão de dengue em 2022, sendo que Seara, Belmonte, Romelândia e Itá estão em situação de epidemia, registrando mais de 300 casos por 100 mil habitantes. O diretor de Vigilância Epidemiológica, Eduardo Macário, lembra que a prevenção é uma ação conjunta entre poder público e população:
SONORA
Na próxima quarta, 23, representantes da Secretaria de Estado da Saúde estarão em Chapecó reunidos com secretários municipais de saúde e técnicos das vigilâncias Epidemiológica e Ambiental dos municípios das regiões do Alto Uruguai Catarinense, Extremo Oeste, Oeste e Xanxerê com o objetivo de analisar o cenário epidemiológico e elencar ações para prevenção da doença.
A primeira manifestação da dengue é a febre alta, de 39° a 40°C, durando de dois a sete dias, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir rosto, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.
Duração: 2 min 29 seg
Apresentação: Pâmella Andressa
Técnica: Pâmella Andressa
Produção: Rádio da Secretaria de Estado da Comunicação
Contato: (48) 3665-3051
E-mail: radiosecom@gmail.com