Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Secretaria de Saúde da...

Secretaria de Saúde da Capital recebe resultados de consultorias de estudantes da Udesc Esag

Turma do curso de Administração Pública da Udesc Esag posa com professora e gestores da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis

Estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) entregaram na manhã desta quinta-feira, 29, o resultado de consultorias elaboradas para o atendimento de demandas da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. A apresentação foi feita aos gestores municipais em sala de aula, no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

As consultorias foram prestadas por alunos da 8ª fase do curso de graduação em Administração Pública, orientados pela professora Sulivan Fischer. O trabalho foi executado como atividade da disciplina Teoria e Prática de Administração de Serviços Públicos.

A parceria entre a universidade e a prefeitura permitiu que fossem atendidas demandas de cinco áreas da secretaria: Diretoria de Gestão Estratégica, Gerência de Planejamento em Saúde, Gerência de Custos, Assessoria de Orçamento e Assessoria Financeira. Os gestores responsáveis por cada área estiveram presentes à aula em que foram feitas as entregas.

Consultorias

Entre as demandas atendidas estão a estruturação de um custo-padrão para o consumo de energia elétrica e água das unidades de saúde, capacitação de gestores, agilização de processos de contratação de bens e serviços pela secretaria e ações de comunicação sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) para profissionais e conselheiros da área. Conheça um pouco mais dos resultados:

Consumo de energia e água
Estruturação de custos-padrão de energia elétrica e água para as unidades básicas de saúde, policlínicas e unidades de pronto-atendimento (UPA). Foi desenvolvimento a metodologia e efetuado o cálculo com base nos anos 2020 e 2021 para perceber como a metodologia se comportaria.

Capacitação de gestores
Estruturação de material para capacitação em gestão de projetos para gestores da Secretaria Municipal de Saúde. Foi produzida uma apostila e preparadas três oficinas para aplicação pela Secretaria Municipal de Saúde.

Orçamento e Finanças
Diagnóstico sobre as dificuldades dos solicitantes sobre as informações exigidas pelo setor de orçamento e financeiro no processo de contratação de bens e serviços. Além do diagnóstico, o trabalho resultou em uma minuta (rascunho) de Instrução Normativa para orientar o fornecimento dessas informações.

Comunicação sobre SUS
Os estudantes desenvolveram material de comunicação sobre os principais instrumentos de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS): Plano Municipal de Saúde, Programação Anual de Saúde, Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior e Relatório Anual de Gestão. Foram produzidos três vídeos curtos voltados a profissionais do SUS e conselheiros de saúde.

Saiba mais sobre o curso de Administração Pública.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | UDESC

Assessoria de imprensa da Universidade do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support