Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Secretaria de Saúde alerta...

Secretaria de Saúde alerta sobre a importância da vacinação da gripe em crianças e idosos para evitar internações

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, reforçou a importância da vacinação contra a gripe em sua fala na reunião da Comissão de Saúde, nesta terça-feira, 16, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). “A vacina que está aqui em Santa Catarina, precisa sair da rede de frio e ir para o braço daquele que tem direito de receber”, alerta a secretária.

“Assim como a dengue no país como um todo iniciou em janeiro e não em abril como no ano passado, muito em função das alterações climáticas, com temperaturas altas nos últimos doze meses e com muita chuva, as doenças respiratórias também chegaram antes. Então, nosso grande apelo é que a população que está elencada como público-alvo compareça na sala de vacina e faça a vacina da gripe”, reforça Carmen Zanotto.

A vacina contra a gripe está disponível para a população-alvo desde o dia 18 de março, nos 295 municípios do Estado, no entanto, mesmo com o “Dia D” de vacinação que ocorreu no último sábado (13), apenas 20,7% das doses disponíveis foram aplicadas. Carmen Zanotto explicou que o público-alvo obedece critérios técnicos de maior vulnerabilidade. “Esse é o público que mais adoece e que mais vai a óbito. São as nossas crianças, os nossos idosos e as pessoas com comorbidade então, precisamos lembrar que esse público-alvo foi definido por critérios técnicos”, afirma.

A secretária ainda destacou que o foco é seguir imunizando o grupo já elencado, no entanto, caso a vacinação não evolua nos índices ao longo do mês, será realizada uma conversa com o Ministério da Saúde (MS), assim como feito para a dengue que ampliou para crianças até os 14 anos. No caso da gripe, será também alinhado para qual grupo a ampliação poderia ocorrer. “Não dá pra gente só romper o critério técnico, temos que insistir e buscar imunizar toda essa população que já tem a possibilidade de se vacinar. A gente precisa ampliar essa cobertura vacinal, eu não tenho a menor dúvida que esse é o trabalho intenso que nós temos que seguir realizando junto aos 295 municípios do Estado”, complementou Carmen Zanotto.

A Campanha de Vacinação contra a gripe segue até o dia 31 de maio em todo o estado para a população dos grupos prioritários. Importante destacar que quanto antes a vacina for aplicada, antes a pessoa estará protegida da doença. 

Os grupos prioritários da Campanha de Vacinação contra a gripe são:

* Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);

* Trabalhadores da saúde;

* Gestantes e puérperas (mães até 45 após o parto);

* Professores do ensino básico e superior;

* Povos indígenas e quilombolas;

* Idosos com 60 anos ou mais de idade;

* Pessoas em situação de rua;

* Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;

* Profissionais das Forças Armadas;

* Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;

* Pessoas com deficiência permanente;

* Caminhoneiros;

* Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;

* Trabalhadores Portuários;

* População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support