Secretaria de Justiça e Cidadania realiza coletiva de imprensa na Penitenciária de Blumenau
Representantes da secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania participaram de um encontro com a imprensa na tarde desta quarta, 14, na Penitenciária Industrial de Blumenau, no bairro Ponta Aguda. O secretário-adjunto de Justiça e Cidadania, Leandro Lima, respondeu aos questionamentos da imprensa do município e relatou a real situação dos dois sistemas prisionais de Blumenau. O foco das perguntas ficou na Penitenciária de Blumenau, que hoje tem 587 presos. O secretário relatou que em Santa Catarina o sistema prisional tem ainda que evoluir, porém, destaca que desde outubro de 2011 não ocorrem rebeliões no Estado.
Celulares
Quando questionado sobre a entrada de aparelhos celulares, Leandro Lima comunicou que realmente existe esta dificuldade, porém a ação que está ocorrendo é da compra de dois scanners corporais (um para cada unidade) e bloqueadores de celulares, com previsão de instalação para o início de 2017.
Alimentação
O secretário-adjunto relatou que a única dificuldade que ocorreu na Penitenciária Industrial foi em relação ao início das atividades, quando a empresa que estava fornecendo a alimentação não estava em acordo e foi cancelado o contrato. Hoje, os presos recebem quatro alimentações por dia e com acompanhamento de uma nutricionista para a indicação dos ingredientes adequados. “Para todos terem uma ideia, hoje almocei aqui na unidade e posso afirmar que é uma comida de ótima qualidade”, concluiu.
Acesso à educação
Enquanto acontecia a coletiva de imprensa, 108 presos estavam fazendo a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). São 65 apenados fazendo cursos, como o Pronatec e no total, 149 estão estudando.
Presos trabalhando
O secretário-adjunto de Justiça e Cidadania, Leandro Lima, relatou que um dos objetivos desta unidade, é de que 80% dos presos estejam trabalhando. Hoje são 60%. “Não podemos dizer que teremos 100%, pois sabemos que existem apenados que não querem trabalhar”, explicou.
Continuação do Complexo Penitenciário
Leandro Lima, ao ser questionado se a data de 2018 ainda poderia ser indicada como a entrega da construção completa do Complexo Penitenciário Industrial de Blumenau, relatou que este é um dos objetivos do Governo do Estado. “Esta obra está entre as prioritárias do estado. Agora nós estamos iniciando uma nova ala em Joinville, devido a situação atual do município e um complexo semelhante a este em Tijucas. Após todos os valores estarem empenhados para o término destes dois projetos, Blumenau está como o objetivo, que é um dos compromissos que temos com o município. Existe uma grande possibilidade de no decorrer de 2017 ser anunciado esta obra”, finalizou.
Estiveram presentes o secretário-adjunto de Justiça e Cidadania, Leandro Lima, o diretor do Departamento de Administração Prisional (Deap), Deiveison Querino Batista, o diretor do Presídio de Blumenau, Daniel Sena, juntamente com o diretor da Penitenciária de Blumenau, Cleverson Henrique Dreschler, e o secretário executivo da ADR Blumenau, Emerson Antunes.
Informações adicionais para a imprensa:
Ricardo Lunge
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Blumenau
E-mail:imprensa@bnu.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3378-8175 / 99232-6300
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrblumenau