Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço faz ação especial para apoiar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Sede do SINE no terminal Rita Maria em Florianópolis. Foto Ricardo Wolffenbüttel/ SECOM
A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (SICOS) vai utilizar os postos do SINE SC para prestar auxílio às vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. Serão oferecidas oportunidades de emprego para os trabalhadores que perderam tudo na maior enchente já enfrentada pelo povo gaúcho e que agora pretendem reiniciar suas vidas em Santa Catarina.
A ação tem a parceria da Secretaria de Estado de Assistência Social, Mulher e Família, que colocará à disposição os postos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para também receberem os migrantes nas cidades onde não houver postos do SINE.
Planejamento prévio
A SICOS preparou um planejamento estratégico com os servidores para que, tanto nos postos do SINE como nos CRAS, os migrantes recebam um atendimento especializado, conforme a situação emergencial que enfrentam. As equipes estarão preparadas para resolver, por exemplo, problemas comuns como a falta da documentação exigida em processos de contratação, caso os candidatos tenham perdido os documentos. Para isso, os atendentes terão o apoio preestabelecido com as polícias Civil e Científica.
Ações móveis
A SICOS também vai colocar uma unidade móvel em funcionamento em localidades estratégicas no sul do estado, região com maior registro de chegada de famílias gaúchas vítimas das enchentes. O ônibus do SINE SC contará com uma equipe completa para atender os migrantes e prestar o mesmo serviço oferecido nos postos.