Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Secretaria de Estado da...

Secretaria de Estado da Saúde realiza capacitação em pré-natal na macrorregião Sul

Com intuito de diminuir a mortalidade materno-infantil e a sífilis congênita, a Secretaria do Estado da Saúde, através da Gerência de Atenção Básica, realizou nesta quinta-feira, 30, a capacitação “Fortalecimento do pré-natal na atenção básica” na macrorregião Sul. O evento foi realizado na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em parceria com a coordenação do curso de enfermagem da universidade, atendendo mais de 130 profissionais das áreas da saúde dos 45 municípios do Sul do Estado.

 

De acordo com a coordenadora de fortalecimento da Atenção Básica para macrorregião sul, Mari Angela de Freitas, os profissionais da saúde precisam estar aptos para diagnosticar gestações de risco e prevenir a mortalidade.  “Este é o primeiro encontro desta capacitação que deverá ocorrer em todo o Estado. Precisamos habilitar cada vez mais os profissionais da atenção básica, pois eles são a porta de entrada para o SUS e podem estar mais bem preparados para um diagnóstico rápido e preciso”, explica.

O curso contou com diversas palestras ao longo do dia abordando os mais diversos temas na área, como: classificação de risco no pré-natal e visita pós-parto. Outros temas com base em experiências nos municípios, como a participação do pai na hora do parto, boas práticas e aprimoramento, teste rápido, entre outros assuntos também fizeram parte do encontro.

Para a gerente regional de Saúde, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Criciúma, Lisiane Tuon, a união das microrregiões resultará em um trabalho mais completo e fortalecido no Sul. “Eu acredito na união das microrregiões e isso beneficia todo mundo. A Rede Cegonha é o nosso grande déficit e a saúde dos municípios precisa estar mais bem capacitada, saber selecionar uma gestante de alto risco, este aperfeiçoamento acontece com aprendizado e troca de experiência entre casa secretaria de saúde”, comenta.

Também participaram do encontro, os médicos da residência multiprofissional da atenção básica da Unesc, e professores do curso de enfermagem da universidade. “Sempre tentamos estreitar os laços entre o ensino teórico e a prática nos municípios. A questão da atenção primária da saúde integra este processo, é uma oportunidade de nossos alunos saírem qualificados da universidade e saberem como fazer na prática”, declara a coordenadora do curso de enfermagem, Mira Dagostim. 

{article Paula Darós Darolt – SDR Criciúma}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support