Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Secretaria de Estado da...

Secretaria de Estado da Saúde participa de audiência pública sobre futuro do Hospital Marieta, realizada em Itajaí

Uma audiência pública para discutir o uso do imóvel do Hospital Marieta Konder Bornhausen, de propriedade do Estado, cuja concessão se encerra em dezembro deste ano, foi realizada na noite desta quarta-feira, 5, na Câmara de Vereadores do município. A instituição, administrada por uma entidade filantrópica, ocupa o espaço há 30 anos. O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, participou da audiência e respondeu os questionamentos da população. 

Em sua fala de abertura, ressaltou que não existe a possibilidade dos serviços de saúde da unidade pararem a partir de primeiro de janeiro, destacando que as discussões atuais giram principalmente em torno do novo desenho de contratualização e das metas de atendimentos. 

“O que nós estamos discutindo aqui é legislação, contratualização, gerência desse equipamento. O prédio do Hospital Marieta é um espaço do Governo do Estado, cedido em 1994 pela Lei 9.821. Ele é da população, é dos nossos impostos, e vai continuar atendendo Itajaí e toda a região, conforme determinação do governador Jorginho Mello. Então não existe qualquer possibilidade de descontinuidade até porque nós fizemos muitos investimentos ao longo dos anos”, afirmou. 

O gestor reforçou ainda que, desde o início de 2023, a intenção do Governo do Estado é assumir a contratualização dos maiores hospitais de SC, entre os quais destaca-se o Marieta como o maior complexo de saúde pública catarinense que atende não apenas o município de Itajaí, mas toda a macrorregião. “Ano passado assumimos o Hospital Regional do Oeste, bem como o Hospital São José de Criciúma e faremos da mesma forma com o Marieta, cuja negociação está em andamento”, declarou. Atualmente, a unidade é contratualizada com o município e administrado pela Rede Madre, das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada.

O gestor lembrou que o Governo do Estado, por meio do Programa de Valorização dos Hospitais de Santa Catarina, lançado em dezembro de 2023, tem repassado mensalmente o valor fixo de R$ 2,9 milhões para o custeio das atividades do Marieta, além dos valores expressos na tabela catarinense de procedimentos cirúrgicos eletivos. 

Demarchi destacou ainda que o financiamento da instituição é tripartite, envolvendo também repasses do município e do governo federal. “A contrapartida federal em relação ao que se arrecada em âmbito nacional, pode aumentar, o que não exime a responsabilidade do Estado e do município. Dessa forma, na semana passada trouxemos membros do Ministério da Saúde para visitar a estrutura do Marieta, porque nós entendemos ser necessário maior ajuda do governo federal”, acrescentou. 

Além disso, o secretário anunciou que até o final do ano serão abertos novos espaços, de maneira gradativa, para que se possa aproveitar ao máximo os ambientes disponíveis com mais ampliação de serviço e capacidade instalada do hospital.

A mesa foi composta por membros da Câmara de Vereadores, o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Roberto Duarte, a secretária de Saúde de Porto Belo e coordenadora da Comissão Intergestora Regional da Foz do Rio Itajaí, Jainara Nardio, o diretor do Fundo Municipal de Saúde, Jairo Santos, a deputada estadual Paulinha, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edimar Garcia, Geovane Sadocci, diretor administrativo do Hospital Marieta, e Tarcisio Soares Picon, assessor jurídico da Rede Madre. 

Mais informações:
Silvestre Aguiar
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support