Secretaria de Estado da Saúde equipa laboratório da Unesc com eletrocardiograma
Nesta segunda-feira, 10, o governo do Estado dá mais um passo rumo ao objetivo de levar os serviços médicos para perto da população. O secretário-adjunto de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, entrega, às 18h, um aparelho de eletrocardiograma ao ambulatório da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
O equipamento será usado na Telemedicina, um sistema de apoio à atenção básica, facilitando o acesso do cidadão a exames médicos e permitindo maior rapidez nos resultados e nos laudos dos exames. A Telemedicina tem seus serviços disponíveis em todos os municípios catarinenses. Em Criciúma, este será o terceiro equipamento de eletrocardiograma a ser entregue pelo Estado.
A superintendente de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde, Lisiane Bittencourt, explica que o ambulatório da Unesc atende, via Sistema Único de Saúde (SUS), toda a macrorregião Sul, em diferentes especialidades. “Será mais um ponto de apoio de eletrocardiograma na região”, explica Lisiane.
Com um aparelho de eletrocardiograma disponível na Unesc, os pacientes poderão fazer o exame no ambulatório da universidade. O médico especialista emitirá o laudo em até 72 horas. Dessa forma, o paciente não terá de se deslocar de sua região para fazer ou para pegar o resultado do exame. “O objetivo é facilitar o acesso do cidadão a exames médicos e também permitir aos especialistas maior rapidez nos resultados e nos laudos dos procedimentos realizados”, explica o secretário-adjunto, Acélio Casagrande.
O que é TELEMEDICINA?
A Telemedicina é um sistema de apoio à atenção básica de saúde que surgiu em 2005, por meio de uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A Telemedicina tem seus serviços disponíveis em todos os municípios catarinenses.
Ela está dividida em três frentes de serviços: Telediagnóstico, com exames de eletrocardiograma e de dermatologia; Sistema de Apoio ao Laboratório Central de Análises Clínicas (Lacen); e suporte aos equipamentos de imagens médicas em hospitais públicos estaduais.
Cardiologia e dermatologia
O sistema conta com uma infraestrutura tecnológica que suporta o envio de exames e a emissão de laudos à distância, ou seja, por especialistas que não estejam necessariamente no mesmo local ou cidade do paciente.
O Telediagnóstico envolve exames de eletrocardiograma e dermatologia que são carregados no portal da Telemedicina, sendo que em até 72 horas os especialistas enviam o laudo médico. Os exames são feitos na cidade onde o paciente mora, em unidades básicas de saúde ou policlínicas.
Informações adicionais:
Ana Paula Bandeira
Fone: (48) 3221-2071
E-mail: anap@saude.sc.gov.br