Secretaria de Estado da Saúde assina edital para aquisição do helicóptero Arcanjo 3
O secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, assinou nesta sexta-feira, 11, à tarde, em ato realizado na Câmara de Vereadores de Blumenau, o edital para compra do helicóptero Arcanjo 3. A abertura das propostas está prevista para 11 de janeiro, com prazo de 90 dias para início das operações com a nova aeronave. “Neste período não vamos deixar Blumenau e o Vale do Itajaí sem atendimento do Arcanjo”, ressaltou o secretário Kleinübing.
O helicóptero será adquirido para atuar de forma definitiva, a partir de Blumenau, para atender ocorrências do Alto Vale do Itajaí ao Litoral Norte catarinense. A aeronave será comprada com recursos do Pacto por Santa Catarina. O Arcanjo 3 atua de forma temporária, por meio de locação, no Vale do Itajaí desde o mês de outubro. Com uma equipe especializada em resgate e atendimento formada por piloto, co-piloto, enfermeiro e dois bombeiros operacionais, o Arcanjo já atendeu 118 ocorrências em quase três meses de atividades. Somente nesta sexta-feira, foram cinco atendimentos.
Um dos atendimentos mais emocionantes foi realizado dia 22 de outubro, quando a cidade de Rio do Sul foi atingida por uma enchente e a menina Jade, de apenas sete meses, sentia forte dores em sua casa no Bairro Taboão. A barriga da criança inchou repentinamente e, mesmo com dificuldades, os médicos conseguiram identificar o problema de Jade. Ela estava com volvo Intestinal, uma torção de uma alça do intestino que produz obstrução. A recomendação era procurar um especialista no Hospital Infantil Joana de Gusmão em Florianópolis, mas a família não conseguia sair da cidade, que estava. A solução para a família surgiu quando o Arcanjo apareceu e resgatou a pequena Jade, que hoje está em casa e bem.
O helicóptero Arcanjo de resgate aeromédico especializado é resultado de uma parceria entre Bombeiros Militares e Secretaria de Estado da Saúde por meio do Samu. No Estado são três aeronaves, sendo dois helicópteros – 1 em na Capital e outro em Blumenau – e um avião também baseado na em Florianópolis.
Pelo edital assinado nesta sexta-feira, a aeronave deverá ter, no mínimo, seis assentos contando os destinados à tripulação, capacidade de comportar ao menos uma maca transversal ou longitudinal com comprimento mínimo de 1,65 m (um metro e sessenta e cinco centímetros), com portas fechadas e sem a remoção dos bancos do piloto e co-piloto e capacidade de carga externa superior a 600 quilos, entre outros itens.
Também participaram do ato desta sexta-feira em Blumenau o coronel Onir Mocellin, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar; o secretário de Desenvolvimento Regional, Cassio de Quadros; o prefeito Napoleão Bernardes, os deputados estaduais Jean Kuhlmann e Ismael dos Santos e vereadores e secretários municipais.
Informações adicionais para imprensa:
Eduardo Correia
Assessor de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Telefone: (48) 9113-6065/3664-8820