Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Secretaria de Estado da...

Secretaria de Estado da Assistência Social está engajada nas ações do Outubro Rosa

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) está engajada nas ações de cidadania relacionadas ao Outubro Rosa, movimento mundial de mobilização contra o câncer de mama e de colo do útero. A SST promove ações em parceria com a Coordenadoria Estadual da Mulher (CEM), Secretaria de Estado da Saúde e Justiça e Cidadania.

Material está sendo distribuído nas 36 Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) do Estado contendo informações sobre os direitos das mulheres, dicas de saúde e orientações sobre como acessar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), que auxiliam as famílias em relação aos direitos sociais.

 A Coordenadora Estadual da Mulher, Jane Schmidt, explica que até o final deste mês será deflagrada ação com foco nas mulheres presidiárias. Inicialmente, serão realizados exames de mama. “Esta é uma atividade que começa em outubro, mas que não acaba no final do mês. Queremos implantar políticas de saúde, assistência social, segurança pública, justiça e cidadania e educação para as mulheres, principalmente aquelas em vulnerabilidade social”, destacou.

Em Santa Catarina, o número de detentas é de 1.100. Destas, 295 têm mais de 40 anos. A coordenadora Jane explicou que a intenção é oferecer condições para prevenir doenças nas mulheres que estão privadas de liberdade, que são mais vulneráveis e que não têm acesso ou condição de procurar os exames necessários.

O Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Cândido da Silva, destaca que foram incluídos no Pacto pela Proteção Social a construção de centros de apoio para mulheres vítimas de violência, o que deve ocorrer até o final do ano que vem.

O secretário reforça a existência dos atuais 342 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os 86 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), que auxiliam as mulheres que tiveram os direitos violados. “Ações como esta intensificam o acesso das mulheres a serviços de proteção social ”, completa.

O governo construirá mais destes equipamentos sociais até 2014. Serão 98 CRAS com investimentos de R$ 39,5 milhões e outros 27 CREAS com previsão de R$ 13,6 milhões até o ano que vem.

Postos de atendimento do Sine

Os postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) também organizam atividades voltadas para as mulheres. Os postos de Joaçaba, Laguna, Blumenau, Mafra, Tubarão, Joinville, Içara, Florianópolis e Chapecó, por exemplo, estão enfeitados com balões e fitas na cor rosa. Além disso, os atendentes distribuem material informativo e organizam ações de cidadania.

O posto do Sine de Mafra, no Norte, realiza nesta terça-feira, 22, várias atividades voltadas para as mulheres nas dependências do Sine. O atendimento diferenciado será das 13h30min às 17h30min.

Dentre as atividades estão palestra sobre primeiros socorros, acidentes domésticos, serviços gratuitos de manicure, maquiagem, orientações postural, massagem, glicemia, acuidade visual e aferição de pressão arterial. Além disso, haverá orientação individual relacionada à violência doméstica, autoexame das mamas, preventivo de câncer, lanche e sorteio de brindes.

Em Florianópolis, a ação é conjunta entre a SST, por meio do Sine e a prefeitura, por intermédio do Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (Igeof). Nesta quarta-feira, 23, o ônibus do Sine Móvel estará à disposição da população para informações sobre cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e vagas de trabalho.

A parceria ainda inclui outras atividades como massagem, maquiagem e corte de cabelo em conjunto com o Serviço Social do Comércio (Sesc), orientações e serviços de saúde e a participação de Organizações Não Governamentais (ONGs) voltadas para as mulheres. A ação ocorre das 9h às 17h, em frente à Catedral Metropolitana.

O Sine de Joaçaba, no Meio-Oeste, está todo decorado e os atendentes estão fazendo a divulgação de material informativo sobre como se prevenir contra o câncer de mama. Os servidores estão trabalhando neste mês com camisetas cor de rosa e da campanha da rede feminina de combate ao câncer de Joaçaba.

O posto do Sine em Tubarão, no Sul, promove atividades relacionadas à mobilização em 29 de outubro, a partir das 13h30min. Serão oferecidos diversos serviços gratuitos como, por exemplo, corte de cabelo, massoterapia, verificação de pressão, de glicemia, orientações sobre o autoexame das mamas, exposição dos serviços, programas e projetos sociais da prefeitura, seguro desemprego, vaga de trabalho e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Em Laguna, o posto também está enfeitado e os servidores prestam informações sobre prevenção contra o câncer assim como ocorre em Içara.

No dia 31, o Sine de Joinville fará palestra de 45 minutos a partir das 13h sobre a importância de se prevenir contra a doença. Em Jaraguá do Sul, os atendentes também prestam informações e utilizam camiseta alusiva à campanha. Em Blumenau, na abertura do posto, as atendentes fazem a conscientização sobre os cuidados com a saúde e a busca da plena cidadania por meio das oportunidades de trabalho.

Em Chapecó, no Oeste, as portas e computadores estão identificados com a logomarca da campanha. Os funcionários também utilizam camiseta alusiva ao período e está sendo distribuído material informativo sobre prevenção do câncer.

 

Informações adicionais:
Cláudia Marcelo de Lima
Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação
E-mail: ascom@sst.sc.gov.br
Telefone: (48) 9181-2626


Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support