Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Secretaria de Estado da...

Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária desenvolve programas de proteção de solo

Proteção do solo, no sistema de plantio direto de hortaliças

Foto: Aires Mariga/Epagri

O dia 15 de abril é dedicado à comemoração do Dia Nacional da Conservação do Solo, prática fundamental para a manutenção da produtividade e a proteção do meio ambiente. Nesse sentido, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária desenvolve o Programa Terra Boa; Programa Protegendo o Solo e Cultivando Água e o Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono ABC+SC.

Para acessar os programas, os produtores devem entrar em contato e fazer o cadastramento via Epagri de seu município. No Programa Terra Boa é disponibilizado o Kit Solo Saudável, visando fornecer especialmente sementes de cobertura para proteção e manutenção do solo.

O Programa Protegendo o Solo e Cultivando Água tem por objetivo incentivar produtores rurais a implantar práticas conservacionistas e de manejo do solo. Por meio dele é apoiado o terraceamento e uso de plantas de cobertura de solo e para aquisição de equipamentos utilizados no manejo adequado das plantas de cobertura, como rolo faca e equipamentos de plantio direto. É disponibilizado por meio de financiamentos concedidos pelo Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), com prazo de pagamento de cinco anos, sem juros, e subvenção de 50% para os produtores que pagarem suas parcelas em dia.

Segundo secretário de estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto,o compromisso se consolida de forma integrada. “Por meio dos programas e do trabalho de campo realizado pelas empresas vinculadas, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária estimula os agricultores a acessarem programas de promoção a conservação do solo. Cuidar dos nossos recursos naturais hoje é pensar em sustentabilidade, é pensar nas futuras gerações”, enfatiza.

O cuidado com o solo é fundamental para a manutenção da produtividade e a proteção do meio ambiente. Conforme o diretor de cooperativismo e desenvolvimento rural da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, Leo Kroth, “o solo é um recurso essencial, servindo como base para a agricultura, a infiltração da água e a sustentação da vida vegetal”. No entanto, explica ele, quando não manejado adequadamente, o solo está sob constante ameaça de degradação, pela ação da erosão e contaminação. 

A SAR também desenvolve o Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono ABC+SC. O Plano busca tornar a agricultura catarinense mais sustentável, competitiva e adaptada às mudanças climáticas, consolidando o estado como referência em agropecuária de baixo carbono. As tecnologias ABC selecionadas têm o objetivo de responder aos compromissos de redução de emissão de carbono.

Saiba mais

O Dia Nacional da Conservação do Solo foi instituído pela Lei Federal n°7.876 de 13 de novembro de 1989. A escolha da data foi em homenagem a Hugh Hammond Bennett, o pai da conservação do solo nos Estados Unidos.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SAR

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Agricultura

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support