Secretaria de Assuntos Internacionais participa da abertura da Semana das Engenharias da Udesc
A Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI) foi convidada para a abertura da Semana das Engenharias da Udesc, nesta segunda-feira, 17, em Joinville. O secretário da SAI, Carlos Adauto Virmond, falou sobre a internacionalização dos currículos.
Foto: Rafael Paulo / SAI
“Um currículo internacional amplia as oportunidades dos jovens profissionais no mercado de trabalho. E com o novo momento das relações internacionais de Santa Catarina, as experiências acadêmicas ou profissionais em um outro país são um fator agregador”, avalia o secretário.
Virmond compartilhou sua experiência na Alemanha nos anos de 1990 e citou o trabalho da Secretaria de Assuntos Internacionais do Estado.
Segundo o diretor de extensão da Udesc Joinville, Maurício Pillon, o objeto da Semana das Engenharias é promover a interação dos alunos. A programação terá eventos até o próximo sábado, 22.
O reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Souza, desejou uma semana exitosa aos alunos. “É uma oportunidade de difundir um pouco mais a instituição e aprender um com o outro”, disse.
O vice-presidente da Fiesc, Mário César de Aguiar, foi o segundo palestrante da abertura. Ele falou do atual cenário econômico e político brasileiro. “Brasil é um país de grandes oportunidades. A rota é que precisa ser corrigida. E com a participação de toda a sociedade é que vamos mudar o país”, concluiu Aguiar.
Encontro com professores
A diretora de Missões, Eventos e Recepções da Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI), Fabiana Staudinger, se reuniu com coordenadores dos cursos de pós-graduação – mestrados e doutorados – do Centro de Ciência Tecnológicas da Udesc, em Joinville.
“Os professores pediram o apoio da SAI para fazer a interlocução nas instituições do governo estadual, como a Secretaria da Educação e Fapesc, para ajudá-los na internacionalização dos programas de pós-graduação”, explicou Fabiana.
A intenção é aumentar a nota dos cursos da Udesc na classificação pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Estas instituições avaliam itens como disciplinas ministradas em outros idiomas, professores com pesquisas em cooperação internacionais, participações em seminários e congressos em outros países, e artigos publicados internacionalmente.
Mais informações para a imprensa:
Rafael Paulo
Assessoria de Comunicação
Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais
E-mail: rafael@sai.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-2214 / (48) 9952-4504