Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Secretaria de Assistência Social...

Secretaria de Assistência Social e MPSC discutem Termo de Cooperação para ferramenta de Business Intelligence

Em uma reunião nesta quinta-feira, 3, a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann,  discutiu  com  o Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor (CDH), do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a renovação de um Termo de Cooperação para a ferramenta de Business Intelligence que visa o compartilhamento de dados da Assistência Social que possam dar suporte aos promotores de todo estado em ações envolvendo a área.

Com a ferramenta, as Promotorias de Justiça teriam acesso a diversos dados como números do cofinanciamento da Assistência Social em Santa Catarina, do CadÚnico e outras informações que ajudam o Poder Judiciário a entender melhor o trabalho da Assistência e a distinguir as responsabilidades que cabem aos municípios e ao Governo do Estado em relação a alguns serviços. Os dados seriam de acesso restrito às Promotorias de Justiça e protegidos pela LGPD.

“O Business Intelligence é uma ferramenta que vai facilitar o trabalho dos promotores e beneficiar tanto o Ministério Público quanto a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família no sentido de dar transparência, agilizar a apuração dos dados e facilitar o entendimento dos promotores em relação ao trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado nessa área. Hoje a Secretaria acaba tendo que responder diversas ações judiciais que deveriam ser endereçadas diretamente aos municípios ou outras secretarias pois não tem relação com o nosso trabalho”, comenta a secretária, Maria Helena Zimmermann.

 Na reunião a secretária também convidou o MPSC para integrar uma série de capacitações que serão ministradas pela Secretaria de Estado da Assistência Social em todas as regiões do Estado. O intuito é unir esforços para fortalecer as políticas públicas e diminuir  a necessidade de medidas judiciais.  A primeira rodada de capacitações acontece a partir do dia 29 de agosto, em São Miguel do Oeste.

 Parceria com o Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude

Outra reunião nesta quinta-feira foi no Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CIJE) do Ministério Público de Santa Catarina. Com o promotor Eder Cristiano Viana, a secretária tratou de parcerias para diminuir a necessidade de adoção de medidas judiciais para acolhimento de crianças e adolescentes por meio do programa Família Acolhedora. A implantação do serviço ainda é um desafio em muitos municípios catarinenses.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto e foto: Helena Marquardt / Ascom SAS
(48) 3664-0916

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support