Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Pesca e Aquicultura
  4. /
  5. Secretaria de Aquicultura e...

Secretaria de Aquicultura e Pesca institui Grupo de Trabalho para viabilizar venda de pescado na Ceasa

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Santa Catarina terá um Grupo de Trabalho (GT) para estudar a inclusão do pescado como produto de venda na Ceasa. Por meio de portaria publicada no Diário Oficial do Estado do dia 6 de setembro, a secretaria de Aquicultura e Pesca (SAQ) instituiu o GT que fará todos os estudos e análises para viabilizar a proposta.

“O papel do Estado é esse: abrir espaço para o trabalho da nossa gente e para a produção catarinense que nos orgulha em qualquer setor pelo nível de excelência que tem”, destaca o governador Jorginho Mello.

De acordo com o secretário de Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo, entre os objetivos da proposta está incentivar o consumo do pescado como proteína animal de alta qualidade para a nutrição humana e impactar de maneira positiva a atividade pesqueira no estado, com melhores resultados para o setor e para a economia catarinense. O Secretário considera o início das atividades do GT um marco importante para a produção e comercialização do pescado catarinense.

Da esquerda para a direita: Sandro Vidal/Presidente do Ceasa SC; Tiago Bolan Frigo/Secretário da Aquicultura e Pesca SC; Émerson Martins/Diretor Técnico Ceasa SC. Foto: Hermar Mota

“Vamos incentivar ainda mais um setor que já é referência nacional, sendo o maior produtor de ostras do Brasil, maior produtor de mexilhões, quarto maior produtor de tilápias do Brasil, segundo maior produtor de trutas, e destaque nacional na produção de vieiras, algas, assim como na pesca artesanal e industrial brasileira”, assinala o secretário Frigo.

O GT será́ composto por representantes titulares e suplentes da Central de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa), a qual terá o papel de coordenação; Secretaria Executiva da Aquicultura e Pesca (SAQ); Secretaria de Estado da Agricultura (SAR); Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc); Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri); assim como convidados, representantes da sociedade civil envolvidos com a atividade da pesca e aquicultura.

Texto: Hermar Mota

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support