Secretaria de Administração adquire gerador de energia elétrica para Teatro Pedro Ivo

As luzes do palco podem se apagar, mas agora não mais por falta de energia elétrica na região do Saco Grande, onde está o Teatro Pedro Ivo. Isso porque a Secretaria de Estado da Administração, com investimentos de R$$ 188 mil, adquiriu um gerador de energia elétrica para o espaço. O processo licitatório foi iniciado em 2017 e finalizado no ano passado. A instalação do equipamento ainda estava pendendete e começou a ser feita nesta semana no Centro Administrativo do Governo do Estado, onde está o centro de espetáculos.
O equipamento movido a óleo diesel irá atender tanto o Teatro Pedro Ivo quanto os elevadores e a estrutura do Bloco 01. De acordo com o engenheiro civil responsável pela obra do Centro Administrativo, Luiz Carlos Cavalheiro, o gerador tem potência de 400 KVA. Com o tanque cheio permanece até 10 horas funcionando, sem abastecimento e com carga máxima. “O acionamento do gerador é automático em falta de energia ou problemas equacionais na rede. As pessoas nem percebem que o gerador começou a operar”, disse. Quando acionado, o gerador abastece a subestação que fica no Centro Administrativo de onde a energia é redirecionada para o Bloco 1.
De acordo com o responsável pelo Teatro, Irani Brunner Apolinario, a instalação do equipamento é de fundamental importância para as peças e shows realizados no local. “Alguns espetáculos chegaram a ser realizados com luzes de emergência, como por exemplo no último espetáculo de piano de 2018. Em outros casos era necessário alugar um gerador para atender o evento.”
O Teatro Pedro Ivo possui 10 anos de história, conta com 722 lugares e recebe programação diversificada ao longo do ano, tendo agora, com a aquisição do gerador, a segurança garantida dos espetáculos, encontros e demais eventos que acontecem no local.