Secretaria da Segurança Pública busca a inserção do ensino de libras às forças de segurança
Fotos: Divulgação SSP
Inserir a capacitação do ensino de libras às forças de segurança é uma das ações discutidas pela Secretaria de Segurança Pública de SC (SSP-SC). O secretário da Segurança Pública do Estado Paulo Cezar Ramos de Oliveira recebeu uma comitiva que aborda o tema e determinou encaminhamentos para estabelecer a iniciativa com as forças de segurança, na tarde desta quarta-feira, 24.
“Este é um tema que tem relevância e é um compromisso de governo ampliar as iniciativas. Vamos buscar a melhor maneira de contribuir, pois tenho certeza que existe o interesse das instituições e que com a capacitação em Libras também poderemos melhorar ainda mais os atendimentos policiais”, explica o secretário da Segurança Pública.
Uma das propostas é incluir a capacitação nos cursos de formação dos agentes da segurança. Na Polícia Militar, por exemplo, esta medida já foi desenvolvida anteriormente.
Presente na reunião, o professor Doutor Deonisio Schmitt, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), citou que a iniciativa começou em 2017 em várias áreas pelo Estado com voluntários e após a pandemia não foi mais retomada.
Agora, diante da importância do tema e os trabalhos prestados pela segurança, o grupo busca novamente a inserção do ensino de libras na área. A proposta pode melhorar o atendimento da população de surdos.