Secretaria da Saúde promove Seminário Estadual de Vigilância das Violências
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), realiza o Seminário Estadual de Vigilância das Violências nesta terça e quarta-feira, 4, em Florianópolis.
O objetivo é integrar diferentes equipes, setores envolvidos na vigilância das violências, proporcionando discussões fundamentais para alinhamento dos processos de trabalho, fluxos, atribuições e potencialidades para a redução de todos os tipos de violência no estado.
A importância das discussões sobre Vigilância das Violências foi destacada pelo secretário adjunto de Estado da Saúde, Roberto Benedetti:
SONORA
O evento conta com palestras sobre o panorama das violências do Brasil e temas como violências autoprovocadas, contra a mulher e violência infantojuvenil.
Além disso, estão sendo discutidas medidas implementadas no país e em Santa Catarina para a vigilância e enfrentamento das violências.
A vigilância das violências refere-se ao monitoramento sistemático e contínuo de dados sobre casos de violência com o objetivo de compreender a sua magnitude, tendências e distribuição na população.
Esse tipo de vigilância é essencial para informar políticas públicas, desenvolver intervenções e avaliar a eficácia das ações de prevenção e controle.
No Brasil, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) é uma das principais ferramentas utilizadas para a vigilância das violências. Ele registra as notificações dos casos, incluindo violência doméstica, sexual, contra crianças e adolescentes, entre outros tipos.
Esses dados são fundamentais para a implementação de ações preventivas e para a formulação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência no país.