Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Secretaria da Saúde entrega...

Secretaria da Saúde entrega equipamentos para diagnosticar lesões de pele a Joinville

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) entregou, nesta terça-feira, 3, o primeiro de três equipamentos de telediagnóstico em dermatologia para Joinville. O serviço, que faz parte do Sistema de Telemedicina de Santa Catarina, disponibiliza em até 72 horas laudos dermatológicos à distância. Na prática, o sistema possibilita ao paciente, dependendo do caso, receber tratamento na rede básica de saúde do seu município, em vez de ser encaminhado a um especialista em outro município.

Foto: Rogério da Silva / SES

O dermatoscópio é adaptado com uma máquina fotográfica que capta imagens. O profissional de saúde coloca um gel na ponta do equipamento, que deve ser posicionada na mancha, dando uma visualização mais detalhada da lesão.

Para realizar o exame o paciente deve, primeiramente, ir a uma unidade básica de saúde. O médico solicitará o exame, um enfermeiro ou técnico de enfermagem treinado fará o registro fotográfico e enviará ao sistema de Telemedicina (via internet). A imagem é avaliada pelo dermatologista da SES e, em até 72 horas, o especialista emitirá um laudo, que fica disponível no sistema, podendo ser acessado pelo médico solicitante, profissionais da equipe e pelo próprio paciente.

Em Joinville, o serviço começará a funcionar na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Rio Bonito, Regional de Saúde de Pirabeiraba. A equipe da unidade está sendo capacitada para operar o sistema.

A secretária de Estado da Saúde, Tânia Eberhardt, que é de Joinville e já esteve à frente da secretaria de Saúde do município, ressalta que o sistema vai permitir que muitos casos sejam resolvidos na unidade básica de saúde, diminuindo a fila de espera por consultas com dermatologistas e agilizando o atendimento. Tânia lembra que os outros dois equipamentos serão entregues tão logo o município defina os locais onde serão instalados.

O coordenador Técnico e de Ação Institucional da Secretaria da Saúde de Joinville, Mário Brucheimer, explica que “hoje, um paciente com suspeita de câncer está na mesma fila de um paciente com outra doença dermatológica”.

Em Joinville, 2.433 pacientes aguardam hoje pela primeira consulta com dermatologistas, com um tempo médio de espera de oito meses. Para o retorno, o prazo baixa para três meses. Na rede municipal de saúde, são ofertadas mensalmente 350 consultas e 310 retornos.

A Teledermatologia
O sistema de Telemedicina surgiu em Santa Catarina por meio da parceria entre Secretaria de Estado da Saúde (SES), que disponibiliza os profissionais e todo equipamento necessário para estes procedimentos, e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que desenvolve a tecnologia. O objetivo é facilitar o acesso do cidadão aos exames médicos. A telemedicina representa descentralização e acesso universal à saúde. Através da centralização de especialistas e da descentralização da assistência, é alcançado um número maior de pessoas.

A Teledermatologia já é oferecida a 74 municípios catarinenses, com um total de 81 equipamentos. A procura por este exame tem crescido bastante, prova disso é que em 2012 foram feitos 496 exames dermatológicos e em 2013, 931 procedimentos. O serviço de telediagnóstico avalia lesões que podem representar câncer de pele, psoríase, hanseníase e dermatologia geral. Futuramente serão inseridas as lesões de unha e de couro cabeludo.

Informações adicionais para a imprensa
Ana Paula Bandeira
Assessoria de Imprensa SES
Secretaria de Estado da Saúde – SES
E-mail: anap@saude.sc.gov.br
Fone: (48) 3221-2071/9113-6065
Site: www.saude.sc.gov.br