Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Secretaria da Saúde de...

Secretaria da Saúde de Santa Catarina adota esquema de vacinação em dose única contra o HPV

Foto: Rodrigo Nunes/MS

A partir de agora, a dose da vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) passa a ser aplicada em dose única no estado de Santa Catarina. A mudança segue recomendação do Ministério da Saúde (MS) publicada em Nota Técnica na última segunda, 1º de abril, e tem como objetivo, segundo o órgão federal, “intensificar a proteção contra o câncer de colo do útero e outras complicações associadas ao vírus”.

O público-alvo da vacinação permanece o mesmo, meninos e meninas com idade entre 9 e 14 anos. A gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), Arieli Schiessl Fialho, explica que a diferença é que agora o esquema de vacinação será finalizado com apenas uma dose e que essa nova orientação segue as recomendações mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Antes, eram necessárias duas doses, com um intervalo de 6 meses entre elas, para completar o esquema vacinal.

Com a mudança, o MS quer aumentar a adesão à vacinação, ampliar a cobertura e, consequentemente, evitar novos casos de câncer de colo do útero. Em Santa Catarina, atualmente, a cobertura da vacina contra o HPV está em 65,2% para os meninos e de 81,24% para as meninas. A meta do Ministério é de 90%.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) o câncer de colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer.

Outros públicos que podem ser vacinados contra o HPV na rede pública de saúde

Além de meninos e meninas com idade entre 09 e 14 anos, também podem ser vacinados contra o HPV na rede pública de saúde pessoas de 9 a 45 anos de idade, vivendo com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos, imunossuprimidos por doenças e/ou tratamento com drogas imunossupressora, além de vítimas de abuso sexual. Nestes casos, o esquema de vacinação permanece em três doses: duas doses com intervalo de dois meses entre a primeira e segunda dose e a terceira dose seis meses entre a primeira e terceira dose (0, 2 e 6 meses).

Informações adicionais para a imprensa:
Amanda Mariano / Bruna Matos / Patrícia Pozzo
NUCOM – Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
E-mail: divecomunicacao@saude.sc.gov.br
www.dive.sc.gov.br
Instagram: @divesantacatarina
Facebook: /divesantacatarina

Avatar
Escrito por:

NUCOM | DIVE

Núcleo de Comunicação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support