Secretaria da Saúde cria o Centro de Operações de Emergência
Como estratégia para ampliar a capacidade de intervir em situações de emergências provocadas por desastres, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) instituiu o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES). A portaria nº 563 de 21 de julho de 2017 foi publicada no Diário Oficial de segunda-feira, 24.
O COES tem o objetivo de integrar ações de Atenção Básica, Vigilância em Saúde e Assistência, identificar e mapear as áreas de risco e a população exposta, estabelecer medidas baseadas na gestão de risco, elaborar planos de preparação e resposta do setor de saúde. Além disso, o COES vai analisar os dados nas ocorrências de desastres e identificar as necessidades para subsidiar a elaboração de um plano de ação de atenção integral e reabilitação da rede de saúde.
A articulação e a comunicação com a Regional, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Ministério da Saúde (MS) será garantida por meio de um centro de operações. O COES terá representantes das superintendências, diretorias e gerências da SES.
{article Suelen Costa – Assessoria Saúde}[text]{/article}