Secretaria da Saúde avalia unidades credenciadas como Hospital Amigo da Criança

Fotos: Divulgação / SES
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Atenção Primária e a Gerência de Atenção, Promoção e Prevenção à Saúde, está realizando a Avaliação Trienal dos hospitais e maternidades credenciados como Hospital Amigo da Criança (IHAC). Santa Catarina possui 18 unidades com essa certificação, distribuídos nas 17 regiões de saúde. A ação visa garantir a continuidade da qualidade dos serviços públicos prestados às gestantes, parturientes, puérperas e recém-nascidos em todo o estado.
O processo prevê a realização de 12 avaliações ao longo do ano de 2025, com o objetivo de aprimorar ainda mais os cuidados oferecidos a esses grupos. O trabalho começou em outubro de 2024, e conta com a colaboração do Ministério da Saúde.
No estado, os 18 hospitais e maternidades credenciados à IHAC prestam serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desses, seis são unidades próprias do Governo do Estado, sendo que os demais são contratualizados ou possui algum vínculo com a SES.

“Durante a maternidade, um dos maiores desafios é a amamentação. Por isso, é de extrema importância ter uma política de Aleitamento Materno e implementar os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno. O cuidado respeitoso e humanizado para a mulher e a criança durante o pré-parto, o parto e o pós-parto, junto com aleitamento materno, é a garantia da promoção e continuidade do cuidado da mulher e da criança mesmo após a alta hospitalar. Isso contribui para manutenção do aleitamento materno e redução da taxa de mortalidade infantil”, ressalta Luciane Figueiredo Mendes, enfermeira e Referência Técnica da Saúde da Criança.
As avaliações estão sendo conduzidas por profissionais capacitados e credenciados pelo Ministério da Saúde, com foco na implementação dos 10 Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, normatização das Boas Práticas de Parto e Nascimento, e na promoção do Cuidado Amigo da Mulher. Além disso, um dos principais objetivos é garantir a permanência de mães ou pais junto aos recém-nascidos durante as 24 horas após o parto, assegurando acesso livre a ambos ou, na ausência destes, ao responsável legal, conforme estabelecido na Portaria n° 930/2012.

As avaliações são fundamentais para assegurar que os hospitais e maternidades continuem cumprindo os requisitos necessários para oferecer um atendimento humanizado e de qualidade, promovendo a saúde e o bem-estar das famílias catarinenses.
Os 18 hospitais credenciados na IHAC são:
- Florianópolis – Maternidade Carmela Dutra
- Florianópolis – Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC)
- São José – Hospital Regional de São José Homero de Miranda Gomes
- Joinville – Maternidade Darcy Vargas
- Lages – Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos
- Mafra – Maternidade Dona Catarina Kuss
- Araranguá – Hospital Regional Deputado Afonso Ghizzo
- Chapecó – Hospital Regional do Oeste
- Curitibanos – Hospital Hélio Anjos Ortiz
- Itajaí – Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen
- Xanxerê – Hospital Regional São Paulo (ASSEC)
- Blumenau – Hospital Santo Antônio
- Indaial – Hospital Beatriz Ramos
- Ituporanga – Hospital Bom Jesus
- Jaraguá do Sul – Hospital e Maternidade Jaraguá
- Porto União – Hospital de Caridade São Braz
- Rio Negrinho – Hospital Rio Negrinho
- Tubarão – Hospital Nossa Senhora da Conceição

Mais informações:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Nos siga no instagram @saude.sc