Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Secretaria da Saúde apresenta...

Secretaria da Saúde apresenta ações para solucionar demandas apontadas pelas Promotorias de Justiça  

Foto: Divulgação / SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresentou ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) nesta segunda-feira, 15, um relatório com as ações e medidas adotadas para resolver as questões apontadas pelas Promotorias de Justiça. As demandas fazem parte de um levantamento realizado pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde Pública. A ideia é aprimorar a comunicação entre os órgãos, ampliar o potencial resolutivo e evitar a judicialização das demandas relacionadas à saúde.

“A SES reconhece a importância das questões levantadas pelos Promotores de Justiça e assume o compromisso de abordar os temas de forma cada vez mais eficaz e responsável”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi,

 O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, destacou que o principal objetivo é fortalecer o diálogo entre as instituições, o que trará mais agilidade e eficiência na resolução dos problemas. Ele também mencionou a importância de avançar na criação de um decreto que permita a resolução de conflitos de forma extrajudicial.

“Queremos estreitar a comunicação e buscar alternativas para as demandas urgentes na área da Saúde, respeitando a independência do órgão estadual. Hoje temos mais de 170 procedimentos instaurados pelas Promotorias de Justiça em análise e precisamos avançar. Por isso, considero de grande importância esse fluxo direto de trabalho entre a SES e o MPSC”, disse Trajano.

Nos próximos dias, o CSP e o Núcleo de Incentivo Permanente à Autocomposição (NUPIA) levarão ao conhecimento das respectivas Promotorias de Justiça, as informações prestadas pelo Secretário de Estado da Saúde sobre os procedimentos e processos em curso, para análise e avaliação sobre medidas possíveis para a resolução extrajudicial das demandas.

Também participaram da reunião o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari; o promotor de Justiça, Douglas Roberto Martins; a coordenadora do Núcleo de Incentivo Permanente à Autocomposição (NUPIA), promotora de Justiça Analú Librelato Longo; o assessor de Gabinete da SES, Yuri Goes de Souza e o consultor Jurídico da SES, Eduardo Wagner.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support