Secretária da SAS participa de diálogo sobre a gestão financeira e orçamentária do Suas em Araranguá

Foto: Helena Marquardt / SAS
A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Adeliana Dal Pont, participou nesta segunda-feira, 31, de um evento sobre a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (Suas), em Araranguá, com os municípios que integram a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc).
O diálogo reuniu secretários municipais de Assistência Social, técnicos, contadores, tesoureiros e até mesmo prefeitos e vereadores. O objetivo é qualificar a todos para a melhor utilização dos recursos. “Fico muito feliz de estar aqui e ver que todos os 15 municípios da Amesc estão presentes para se qualificarem sobre o uso do recurso. Como diz o nosso governador, Jorginho Mello, nós enquanto Estado temos o dever que auxiliar os municípios para melhorar a qualidade de vida de todos os catarinenses”, disse a secretária.
Adeliana falou ainda sobre o Programa Casa Catarina, que nesta primeira etapa está sendo executado nos municípios de até 10 mil habitantes e ainda sobre o lançamento de novos editais do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e Fundo Estadual do Idoso (FEI) previstos para o primeiro semestre.
Ao todo, o Governo de Santa Catarina vai repassar R$ 66 milhões aos municípios para ajudar a custear programas e serviços em todas as cidades. A distribuição é feita conforme porte e serviços executados e a primeira parcela deste valor foi paga neste mês e já está sendo utilizada pelos municípios.
A gerente de financiamento da SAS, Alessandra Karla Camargo, também fez uma apresentação sobre os recursos e de que forma, na prática, eles devem e podem ser gastos, esclarecendo dúvidas comuns dos municípios.
Desde 2023 Santa Catarina adota um modelo pioneiro em todo o país, que é feito por pisos de acordo com o porte e os serviços ofertados em cada cidade. O valor de R$ 66 milhões é distribuído para várias áreas, entre elas a Proteção Social Básica, Proteção Social Especial de Média Complexidade, Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Benefícios Eventuais e Incentivo à Gestão.
Mais informações:
Jornalista: Helena Marquardt/ Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: ascom@sas.sc.gov.br