Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço e UDESC discutem parcerias para gerar desenvolvimento
A Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos) e a Udesc vão trabalhar em conjunto para formar parcerias visando a construção de políticas públicas para entregar aos cidadãos catarinenses melhores condições de desenvolvimento econômico e social. Na tarde desta segunda-feira, 3, diretores da Udesc estiveram na Secretaria para uma reunião de alinhamento das ações envolvendo o tema.
Participaram do encontro, o secretário de Estado Adjunto da Sicos, Jonianderson Menezes; Anderson Anthony Linzmeyer, diretor de Indústria; e Fabiano Ceretta, diretor de Micro e Pequenas Empresas; e os diretos da Universidade, Marcus Tomassi e Antonio Heronaldo de Souza.
Um dos objetivos da parceria é apoiar e desenvolver novos programas de capacitação técnica personalizada para cada região do estado, mirando na carência apontada pelas Associações de Indústria de cada polo, além de cursos e workshops focados na capacitação de servidores estaduais.
O desenvolvimento de um Hub Educacional em conjunto com outras instituições também foi discutido. Este projeto teria como objetivo difundir informações, conectando pessoas ao conhecimento em um local físico e virtual usando diversas ferramentas, com foco nas micro e pequenas empresas e parques industriais de Santa Catarina.
Aproveitando a visita, a diretoria da Udesc e a equipe do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) foram convidadas a discutir em conjunto com outras instituições e o Governo do Estado a ideia de uma plataforma digital com acesso ao PRODEC (Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense). Esta plataforma facilitaria o processo de adesão e qualificação das empresas para terem acesso ao Programa, trazendo velocidade na execução e geração de novos empregos.
O PRODEC tem como finalidade conceder incentivo à implantação ou expansão de empreendimentos industriais, que vierem produzir e gerar emprego e renda no Estado de Santa Catarina. A empresa beneficiada poderá utilizar mensalmente, do percentual atribuído pelo Conselho Deliberativo do PRODEC sobre o valor equivalente ao ICMS (limitado a 75%) gerado ou de seu incremento no caso de expansão ou ampliação de empresa instalada e em operação no Estado de Santa Catarina, até atingir o montante do incentivo.