Secretaria da Educação repudia agressões na Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Em entrevista coletiva à imprensa o secretário da Educação, Eduardo Deschamps, repudiou os atos de agressão após a suspensão da sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na manhã desta terça-feira, 3, para a admissibilidade da MP 198, referente aos professores ACTs. “Não posso acreditar que esses manifestantes que fizeram essa baderna representam os professores estaduais”, comentou Deschamps.
Foto: Jaqueline Noceti / Secom
>>> Imagens para download na galeria
O secretário da Educação iria apresentar na CCJ a possibilidade da MP dos ACTs não ser aprovada pelo prazo de 30 dias para evolução das discussões sobre a nova carreira, conforme acordo firmado entre a Secretaria e o sindicato da categoria em reunião nessa segunda-feira, 2.
“Estivemos 1h30 com a diretoria do sindicato e esclarecemos vários pontos sobre a medida provisória. Sem a MP, o trabalho de descompactação da tabela será inviabilizado”, afirmou Deschamps. O assunto não pôde nem entrar em discussão devido a invasão das galerias e a suspensão da sessão.
A Secretaria da Educação irá aguardar manifestação oficial do sindicato sobre a carreira e a MP para dar continuidade às discussões e considera a MP importante para viabilizar a construção do novo plano de carreira. As aulas prosseguem normalmente nas escolas da rede pública estadual.
Histórico
A Secretaria de Estado da Educação, desde 3 de fevereiro, está disponível para dialogar com o sindicato e toda categoria. Foi realizada uma reunião de apresentação do Estudo da Carreira do Magistério ao Sinte/SC, uma webconferência, audiências públicas com professores, diretores escolares e gerências de educação de 28 secretarias regionais e, na última segunda-feira, 2, novamente mais uma reunião com o Sinte/SC para avançar na negociação sobre a MP 198.
Foi proposto que o sindicato indique três representantes para comporem um grupo de trabalho junto com a área técnica da Secretaria da Educação para discutirem o Estudo da Nova Carreira e também a MP 198, desde que não haja a paralisação das aulas.
Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de comunicação da Secretaria da Educação
Rafael Wiethorn
(48) 9165-1403
(48) 3664-0356