Secretaria da Educação participa de missão na Colômbia para conhecer ações de segurança nas escolas
A Secretaria de Estado da Educação (SED) participa, desde o último domingo (23), de uma missão internacional em Medellín, na Colômbia.
Representantes da SED e dos demais órgãos do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar) conheceram algumas ações que reduziram os índices de violência escolar na cidade colombiana.
A ideia é voltar para Santa Catarina com exemplos concretos de políticas públicas que possam ser implantadas no estado.
O comitê ainda visitou instituições educacionais, centros de inovação e tecnologia e comunidades beneficiadas com as iniciativas.
A diretora de Infraestrutura da SED, Ana Colombo, que participa da missão, destaca que o objetivo da viagem é conhecer as políticas públicas, principalmente voltadas à segurança escolar.
Para ela, devido aos últimos fatos ocorridos em Santa Catarina, mais do que nunca existe uma importância muito grande de se priorizar a segurança escolar.
Sobre a escolha de Medelin, nos anos 1990, a cidade foi considerada uma das mais violentas do mundo.
No entanto, isso mudou graças a diversas políticas públicas educacionais, como a construção de espaços culturais, bibliotecas, espaços verdes, além da melhoria na infraestrutura, entre outras medidas, todas implementadas a partir de 2004 e com a participação da sociedade civil.
Passados mais de 30 anos, Medellín é hoje considerada um dos lugares mais inovadores do mundo, com uma taxa de homicídio de 20 para 100 mil habitantes.
Repórter: Marcos Lampert