Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Secretaria da Educação participa...

Secretaria da Educação participa de missão na Colômbia para conhecer ações de segurança nas escolas

A Secretaria de Estado da Educação (SED) participa, desde o último domingo (23), de uma missão internacional em Medellín, na Colômbia. Durante três dias, representantes da SED e dos demais órgãos representantes do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar), conheceram algumas ações que reduziram os índices de violência escolar na cidade colombiana. A ideia é voltar para Santa Catarina com exemplos concretos de políticas públicas que possam ser implantadas no estado.

Foto: Luis Guilherme Sella/Alesc

A Secretaria de Estado da Educação (SED) participa, desde o último domingo (23), de uma missão internacional em Medellín, na Colômbia. Durante três dias, representantes da SED e dos demais órgãos do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar), conheceram algumas ações que reduziram os índices de violência escolar na cidade colombiana. A ideia é voltar para Santa Catarina com exemplos concretos de políticas públicas que possam ser implantadas no estado.

O grupo, que contou com a presença de representantes da Secretaria de Educação, Assembleia Legislativa (Alesc), Polícia Militar, Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), entre outras entidades, teve a oportunidade de ver de perto os planos estratégicos implantados pelo município de Medellín para prevenir e reduzir a violência nas escolas. O comitê ainda visitou instituições educacionais, centros de inovação e tecnologia e comunidades beneficiadas com as iniciativas. 

“O objetivo da missão a Medellín é conhecer as políticas públicas de segurança, principalmente, voltadas à segurança escolar. Esse é o foco do comitê criado pela Assembleia Legislativa e que também é uma prerrogativa da Secretaria de Educação. Buscamos prover para os alunos, além da qualidade escolar, um ambiente escolar seguro. Devido aos últimos fatos ocorridos em Santa Catarina, mais do que nunca existe uma importância muito grande de se priorizar a segurança escolar.” Destacou Ana Colombo, Diretora de Infraestrutura da SED, que participa da missão.

Por que Medellín?

Nos anos 1990, Medellín foi considerada uma das cidades mais violentas do mundo. No entanto, isso mudou graças a diversas políticas públicas educacionais, como a construção de espaços culturais, bibliotecas, espaços verdes, além da melhoria na infraestrutura, entre outras medidas, todas implementadas a partir de 2004 e com a participação da sociedade civil.

Passados mais de 30 anos, Medellín hoje é considerada uma das cidades mais inovadoras do mundo, com uma taxa de homicídio de 20 para 100 mil habitantes. 

Sobre o Comseg Escolar

O Comseg Escolar é um grupo formado por mais de 30 entidades civis organizadas, constituído pela Assembleia Legislativa logo após a tragédia ocorrida em Blumenau, em abril deste ano. Além de ações de segurança, o projeto foca também em questões pedagógicas, de investigação e acompanhamento psicológico dos estudantes. A proposta é criar um ambiente de paz nas escolas.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SED

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

Ver todos os posts