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Secretaria da Educação começa processo para seleção dos novos diretores das escolas estaduais

Pais, estudantes e comunidade escolar das 1, 1 mil unidades educacionais da rede pública estadual terão um novo desafio este ano, com a responsabilidade pela escolha do Plano de Gestão Escolar e, consequentemente, do novo diretor da instituição. Uma webconferência foi realizada na quinta-feira, 9, com ampla participação dos profissionais da educação de todas as escolas e Gerências Regionais de Educação.

Foto: Edinéia Rauta / SED

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O processo de escolha do Plano de Gestão Escolar será realizado pela primeira vez, em 2015, em quase todas as unidades escolares da rede estadual de ensino. A exceção fica por conta das escolas indígenas, de Assentamento e no Instituto Estadual de Educação, que possuem legislação específica. No ano passado, foi realizada a seleção em 40 escolas que tiveram vacância de diretor. 

O professor, o especialista em assuntos educacionais ou o assistente técnico-pedagógico que tiver interesse em ser diretor já deve coemçar seu Plano de Gestão Escolar. O documento será analisado por banca avaliadora composta por consultores especializados, os quais emitirão parecer apontando melhorias e sugerindo mudanças, quando necessárias. “O principal objetivo desta análise é verificar se o plano está em conformidade com a realidade da escola. Devem ser definidas ações e metas que possam ser alcançadas para melhoria da educação e com a participação da comunidade escolar como um todo”, explica a coordenadora de Gestão Escolar da SED, Maristela Fagherazzi.

O Conselho Deliberativo Escolar também terá a sua participação na instalação da Comissão Escolar de Gestão. Constituída por dois representantes dos profissionais da educação e funcionários da escola, dois representantes dos pais ou responsáveis de estudantes e dois representantes de estudantes, com frequência comprovada, a Comissão será responsável pela organização, normatização e deliberações referentes ao processo de escolha do Plano de Gestão Escolar, conforme orientações do edital.

A votação será realizada no dia 19 ou 20 de novembro de 2015, a critério da escola e em articulação com a Comissão Regional de Gestão Escolar, das 8h às 21h. O proponente do Plano de Gestão Escolar escolhido terá a função de diretor entre 2 de janeiro de 2016 e 31 de dezembro de 2019.

De acordo com Maristela, anualmente a Secretaria de Estado da Educação irá ouvir o Conselho Deliberativo da Escola para saber como está o trabalho do diretor e, principalmente, se suas proposições estão sendo cumpridas. Além disso, ao longo do ano as ações propostas serão revistas e poderão ser modificadas dependendo da necessidade da escola ou atendimento das metas.

 “Com certeza a possibilidade de ser diretor de uma escola a partir da elaboração de um Plano de Gestão Escolar motivou a participação dos professores na formação de gestores e tornará o diretor mais preparado para assumir sua função. A escolha também permite uma maior proximidade da comunidade escolar, que participa desde a elaboração do plano, passando pela aprovação, acompanhamento, execução e avaliação anual. Com este processo, todos ganham e se sentem mais parte da escola”, finaliza Maristela.

 Cronograma:

PERÍODO/2015

ETAPA

03 a 21/08

Inscrição e postagem do Plano de Gestão Escolar no Sistema WEBGESC.

03 a 28/08

Homologação ou não da inscrição do proponente, no Sistema WEBGESC pela Comissão Regional de Gestão Escolar.

31/08

Publicação das inscrições homologadas no portal da SED.

01 a 11/09

Criação da Comissão Escolar de Gestão.

01/09 a 20/11

Organização do processo eleitoral pela Comissão Escolar de Gestão Escolar.

01/09  a 01/10

Análise e qualificação dos Planos de Gestão Escolar por banca avaliadora, constituída por consultores especializados e validação pela SED.

02/10

Publicação dos Planos de Gestão e dos pareceres, elaborados pelos consultores.

05/10 a 16/11

Defesa Pública dos Planos de Gestão Escolar nas escolas/comunidades escolares.

19 ou 20/11

Votação para escolha do PGE.

Até 30/11/2015

Comissão Regional envia para a SED/DIEB relatório com o nome e identificação dos proponentes escolhidos.

02/01/2016

Designação e posse do proponente escolhido pela comunidade escolar e assinatura do Termo de Compromisso de Gestão Escolar com vigência até 31/12/2019.

Informações adicionais para a imprensa
Edineia Rauta
Secretaria de Estado da Educação
E-mail: edineiarauta@sed.sc.gov.br
Telefone: (48) 3664-0353 / 8843-5084