Secretaria da Educação começa processo para seleção dos novos diretores das escolas estaduais
Pais, estudantes e comunidade escolar das 1, 1 mil unidades educacionais da rede pública estadual terão um novo desafio este ano, com a responsabilidade pela escolha do Plano de Gestão Escolar e, consequentemente, do novo diretor da instituição. Uma webconferência foi realizada na quinta-feira, 9, com ampla participação dos profissionais da educação de todas as escolas e Gerências Regionais de Educação.
Foto: Edinéia Rauta / SED
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O processo de escolha do Plano de Gestão Escolar será realizado pela primeira vez, em 2015, em quase todas as unidades escolares da rede estadual de ensino. A exceção fica por conta das escolas indígenas, de Assentamento e no Instituto Estadual de Educação, que possuem legislação específica. No ano passado, foi realizada a seleção em 40 escolas que tiveram vacância de diretor.
O professor, o especialista em assuntos educacionais ou o assistente técnico-pedagógico que tiver interesse em ser diretor já deve coemçar seu Plano de Gestão Escolar. O documento será analisado por banca avaliadora composta por consultores especializados, os quais emitirão parecer apontando melhorias e sugerindo mudanças, quando necessárias. “O principal objetivo desta análise é verificar se o plano está em conformidade com a realidade da escola. Devem ser definidas ações e metas que possam ser alcançadas para melhoria da educação e com a participação da comunidade escolar como um todo”, explica a coordenadora de Gestão Escolar da SED, Maristela Fagherazzi.
O Conselho Deliberativo Escolar também terá a sua participação na instalação da Comissão Escolar de Gestão. Constituída por dois representantes dos profissionais da educação e funcionários da escola, dois representantes dos pais ou responsáveis de estudantes e dois representantes de estudantes, com frequência comprovada, a Comissão será responsável pela organização, normatização e deliberações referentes ao processo de escolha do Plano de Gestão Escolar, conforme orientações do edital.
A votação será realizada no dia 19 ou 20 de novembro de 2015, a critério da escola e em articulação com a Comissão Regional de Gestão Escolar, das 8h às 21h. O proponente do Plano de Gestão Escolar escolhido terá a função de diretor entre 2 de janeiro de 2016 e 31 de dezembro de 2019.
De acordo com Maristela, anualmente a Secretaria de Estado da Educação irá ouvir o Conselho Deliberativo da Escola para saber como está o trabalho do diretor e, principalmente, se suas proposições estão sendo cumpridas. Além disso, ao longo do ano as ações propostas serão revistas e poderão ser modificadas dependendo da necessidade da escola ou atendimento das metas.
“Com certeza a possibilidade de ser diretor de uma escola a partir da elaboração de um Plano de Gestão Escolar motivou a participação dos professores na formação de gestores e tornará o diretor mais preparado para assumir sua função. A escolha também permite uma maior proximidade da comunidade escolar, que participa desde a elaboração do plano, passando pela aprovação, acompanhamento, execução e avaliação anual. Com este processo, todos ganham e se sentem mais parte da escola”, finaliza Maristela.
Cronograma:
PERÍODO/2015 |
ETAPA |
03 a 21/08 |
Inscrição e postagem do Plano de Gestão Escolar no Sistema WEBGESC. |
03 a 28/08 |
Homologação ou não da inscrição do proponente, no Sistema WEBGESC pela Comissão Regional de Gestão Escolar. |
31/08 |
Publicação das inscrições homologadas no portal da SED. |
01 a 11/09 |
Criação da Comissão Escolar de Gestão. |
01/09 a 20/11 |
Organização do processo eleitoral pela Comissão Escolar de Gestão Escolar. |
01/09 a 01/10 |
Análise e qualificação dos Planos de Gestão Escolar por banca avaliadora, constituída por consultores especializados e validação pela SED. |
02/10 |
Publicação dos Planos de Gestão e dos pareceres, elaborados pelos consultores. |
05/10 a 16/11 |
Defesa Pública dos Planos de Gestão Escolar nas escolas/comunidades escolares. |
19 ou 20/11 |
Votação para escolha do PGE. |
Até 30/11/2015 |
Comissão Regional envia para a SED/DIEB relatório com o nome e identificação dos proponentes escolhidos. |
02/01/2016 |
Designação e posse do proponente escolhido pela comunidade escolar e assinatura do Termo de Compromisso de Gestão Escolar com vigência até 31/12/2019. |
Informações adicionais para a imprensa
Edineia Rauta
Secretaria de Estado da Educação
E-mail: edineiarauta@sed.sc.gov.br
Telefone: (48) 3664-0353 / 8843-5084