Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Secretaria da Educação discute...

Secretaria da Educação discute melhorias no Novo Ensino Médio e na gestão escolar com coordenadorias regionais

Os 36 coordenadorias regionais de educação de Santa Catarina reuniram-se com a Secretaria de Estado da Educação (SED) na II Reunião Técnica presencial do ano, realizada em Lages. Com a presença do secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, da secretária adjunta Patrícia Lueders e de diretores da pasta, o encontro promoveu discussões importantes para a comunidade escolar do estado.

“Nos reunimos com nossos coordenadores regionais, que são fundamentais para a educação catarinense, pois acompanham diariamente a realidade de nossas escolas, em todas as regiões do estado. Por isso, os encontros são essenciais para alinhar objetivos e promover melhorias em diversos aspectos”, explica Cimadon. Por meio de uma dinâmica de grupos, os coordenadores e supervisores fizeram um diagnóstico sobre o Novo Ensino Médio e a gestão das escolas catarinenses, baseados em vivências e situações do dia a dia das instituições.

Após o diagnóstico, os grupos apresentaram as principais conclusões e deram sugestões de melhorias no processo democrático de escolha de gestores escolares e reorganização do currículo do Novo Ensino Médio. As sugestões foram condensadas em um documento e serão debatidas a nível estadual, visando promover melhorias na qualidade de ensino.

“É fundamental o diálogo e escuta ativa com quem está na ponta e convive diariamente com os desafios enfrentados pelas escolas. Pensando na qualidade de ensino dos nossos estudantes e dos profissionais de educação, nos reunimos para que esse diálogo se fortaleça cada vez mais”, afirma Patrícia Lueders.

Discussões sobre o ensino, questões relacionadas à gestão de pessoas na realidade da educação também foram propostas pelos diretores da secretaria. No encontro, também foi anunciado que as escolas terão o Dia D do Censo Escolar, que será realizado no dia 31 de maio, lembrando da importância do preenchimento dos dados e informações para o ensino.

Palestra sobre liderança e desenvolvimento pessoal

O encontro também contou com a palestra de Rosane Bonessi, sobre “O Comportamento Pessoal e Profissional na busca de Resultados Exponenciais”. Rosane tem mais de 20 anos de experiência em gerenciamento e desenvolvimento de equipes, além de experiência como gestora em instituições públicas e privadas.

A palestrante destacou a importância do protagonismo e liderança na gestão das equipes. “Aquilo que somos como pessoas, levamos para o trabalho todos os dias. Quem está à frente de um time precisa estudar e se atualizar sempre para poder liderar com mais efetividade e conectar as pessoas a um propósito. No caso da educação, visando os estudantes”, explicou Rosane.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support