Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Secretária da Educação busca...

Secretária da Educação busca autorização da FUNAI para a construção de cinco escolas indígenas em Santa Catarina

Fotos: Douglas Saviato/SAN

A construção de cinco escolas indígenas em áreas que estão sob litígio foi assunto de reunião entre gestores da Secretaria de Estado da Educação e a FUNAI, ontem (20), em Brasília. A secretária Simone Schramm solicitou ao coordenador-geral Rutenes Lopes Fernandes (Assuntos Fundiários) a regularização das terras, o que garante o início do processo licitatório das obras. A FUNAI se mostrou receptiva ao pleito e irá agendar reunião em Joinville no início de julho para discutir o caso.

Hoje, em Santa Catarina, há 33 escolas indígenas à espera de regularização fundiária. Cinco unidades ainda não saíram do papel devido a questões burocráticas. “O investimento de cerca de R$ 3 milhões para a construção de cinco escolas indígenas está aprovado, mas dependemos da liberação das terras para dar andamento aos projetos e melhor atender estes alunos”, explicou a secretária.

Projeto

Cada escola indígena segue o padrão estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Fundo Nacional de Educação (FNDE). São unidades com duas salas de aula, refeitório, cozinha e banheiro. O investimento é de cerca de R$ 600 mil por unidade. A proposta é instalar novas escolas em Canelinha, Araquari e São Francisco do Sul (confira abaixo).

Cerca de 150 alunos indígenas serão beneficiados com as novas escolas. É importante ressaltar que o Estado garante hoje a educação destas crianças e adolescentes nas próprias comunidades e obedece as recomendações da Constituição Federal. Não há nenhum aluno fora da sala de aula. “Com a construção destas novas escolas, estes alunos terão um local adequado as suas necessidades”, defende a secretária Simone Schramm.

Novas escolas indígenas

Escola Nhemboea Vya – 22 alunos
Município – Major Gercino
Aldeia -Terra Indígena Tekoa Vya (Guarani)

Escola Cacique Wera Puku – 46 alunos
Município – Araquari
Aldeia – Piraí (Guarani)

Escola Kirikue Nhemboea – 47 alunos
Município – Araquari
Aldeia – Pindoty (Guarani)

Escola Laranjeiras – 29 alunos
Município – São Francisco do Sul
Aldeia – Morro Alto (Guarani)

Escola Amba Y Ju – 10 alunos
Município – São Francisco do Sul
Aldeia – Yvy Ju (Guarani)

 

Informações adicionais para a imprensa:

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Educação (SED)
Rosane Felthaus (48) 99125-8513 
Dafnée Canello (48) 99682-6562

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support