Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Secretária da Educação busca...

Secretária da Educação busca autorização da FUNAI para a construção de cinco escolas indígenas em Santa Catarina

Fotos: Douglas Saviato/SAN

A construção de cinco escolas indígenas em áreas que estão sob litígio foi assunto de reunião entre gestores da Secretaria de Estado da Educação e a FUNAI, ontem (20), em Brasília. A secretária Simone Schramm solicitou ao coordenador-geral Rutenes Lopes Fernandes (Assuntos Fundiários) a regularização das terras, o que garante o início do processo licitatório das obras. A FUNAI se mostrou receptiva ao pleito e irá agendar reunião em Joinville no início de julho para discutir o caso.

Hoje, em Santa Catarina, há 33 escolas indígenas à espera de regularização fundiária. Cinco unidades ainda não saíram do papel devido a questões burocráticas. “O investimento de cerca de R$ 3 milhões para a construção de cinco escolas indígenas está aprovado, mas dependemos da liberação das terras para dar andamento aos projetos e melhor atender estes alunos”, explicou a secretária.

Projeto

Cada escola indígena segue o padrão estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Fundo Nacional de Educação (FNDE). São unidades com duas salas de aula, refeitório, cozinha e banheiro. O investimento é de cerca de R$ 600 mil por unidade. A proposta é instalar novas escolas em Canelinha, Araquari e São Francisco do Sul (confira abaixo).

Cerca de 150 alunos indígenas serão beneficiados com as novas escolas. É importante ressaltar que o Estado garante hoje a educação destas crianças e adolescentes nas próprias comunidades e obedece as recomendações da Constituição Federal. Não há nenhum aluno fora da sala de aula. “Com a construção destas novas escolas, estes alunos terão um local adequado as suas necessidades”, defende a secretária Simone Schramm.

Novas escolas indígenas

Escola Nhemboea Vya – 22 alunos
Município – Major Gercino
Aldeia -Terra Indígena Tekoa Vya (Guarani)

Escola Cacique Wera Puku – 46 alunos
Município – Araquari
Aldeia – Piraí (Guarani)

Escola Kirikue Nhemboea – 47 alunos
Município – Araquari
Aldeia – Pindoty (Guarani)

Escola Laranjeiras – 29 alunos
Município – São Francisco do Sul
Aldeia – Morro Alto (Guarani)

Escola Amba Y Ju – 10 alunos
Município – São Francisco do Sul
Aldeia – Yvy Ju (Guarani)

 

Informações adicionais para a imprensa:

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Educação (SED)
Rosane Felthaus (48) 99125-8513 
Dafnée Canello (48) 99682-6562