Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Secretaria da Agricultura trabalha...

Secretaria da Agricultura trabalha em termo de cooperação técnica com a Secretaria da Segurança Pública

No intuito de coibir e combater os crimes contra o agronegócio, Santa Catarina deu início à elaboração de um Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria da Agricultura e a Secretaria da Segurança Pública. O secretário da Agricultura, Valdir Colatto, esteve reunido com delegado da Polícia Civil, Fernando Callfass, responsável pelo Centro Estadual de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio para discutir o projeto e fortalecer ainda mais a segurança para os homens e mulheres do campo.

“Nós estamos fazendo um Termo de Cooperação Técnica para que possamos estar vigilantes, passar as informações para a polícia e a polícia também nos dar o respaldo. Os dados que temos a respeito das propriedades serão passados através de uma linha direta, para que elas sejam localizadas rapidamente nos ataques de qualquer natureza às propriedades rurais”, afirma o secretário da Agricultura, Valdir Colatto

Desde 2019, a Polícia Civil conta com um Termo de Cooperação Técnica com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), que permite o aprimoramento das estratégias e metodologias de defesa agropecuária. A Secretaria de Agricultura agora trabalha na atualização e ampliação do termo para permitir que o cruzamento das bases de dados seja feito entre a Secretaria de Agricultura e da Segurança Pública, dando mais agilidade no combate aos crimes e mais segurança aos produtores rurais catarinenses.

Ponto focal

Além do acordo de cooperação, a Secretaria da Agricultura e a Cidasc passarão e ser mais um ponto focal de denúncias de crimes contra o agronegócio. Os órgãos contarão com funcionários prontos para receber as suspeitas e fazer uma comunicação integrada e direta com os policiais civis do CAOAGRO, que farão os devidos encaminhamentos.

Disque denúncia

O Centro Estadual de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio possui um canal de comunicação para o recebimento de denúncias e informações através do WhatsApp. As Mensagens com fotos, vídeos e documentos podem ser enviadas para o número (49) 99173-8826. O serviço funciona 24 horas por dia e abrange todo Estado de Santa Catarina.

Em 2022, o CAOAGRO/PCSC recebeu 662 boletins de ocorrência noticiando a ocorrência de crimes contra o agronegócio. Desse total, 42,9% tratam de furto de gado (abigeato), 7,9% crime de dano, 7,5% furto de outros animais (ovinos, aves, suínos, equinos, etc); 7,5% outros furtos (maquinários agrícolas, suprimentos, ferramentas, etc); 5,6% furto de materiais elétricos. O CAOGRO da Polícia Civil mantém sua sede em Chapecó, onde concentra todos os boletins de ocorrência registrados no estado – de forma presencial ou online. Os crimes contra o agronegócio contemplam não só o roubo de gado, mas todas as infrações que impactam a agricultura, a pecuária e a manutenção do status sanitário catarinense.

Informações adicionais:
Paulo Henrique Santhias
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura
imprensa@sarimprensaFone: (48)3664-4418
Site: www.agricultura.sc.gov.br

www.facebook.com/AgriculturaePescaSC/

www.instagram.com/agricultura.sc

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SAR

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Agricultura

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support