Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Secretaria da Agricultura enaltece...

Secretaria da Agricultura enaltece trabalho da Epagri/Ciram em monitoramento de chuvas

A confiabilidade dos dados e o trabalho de informação feito pelos técnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de SC (Ciram), que estiveram de plantão monitorando as fortes chuvas que atingem Santa Catarina, foram enaltecidos pelo secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, e pelo presidente da Epagri, Luiz Hessmann, que estiveram nesta segunda-feira, dia 23, na sede da empresa, em Florianópolis. “O Governo do Estado está orgulhoso pelo excelente trabalho desenvolvido pela equipe da Epagri/Ciram que nos permitiram prevenir e mobilizar as pessoas a população dos municípios atingidos pelas chuvas”, destacou Rodrigues.

Os técnicos da Epagri/Ciram explicaram que as informações são atualizadas de 15 em 15 minutos e repassadas por 35 estações de monitoramento distribuídas por nove bacias hidrográficas do Estado. Técnicos acompanham a atualização dos dados, que é feita em um quadro nas cores vermelho (emergência), alaranjada (alerta), amarelo (estagnado) azul (normalidade). No escritório da Epagri/Ciram há duas salas de acompanhamento, uma sobre a previsão de tempo e outra sobre o monitoramento das cheias nos principais rios catarinenses. O Ciram foi criado em 14 de julho de 1997 para dotar o Estado de Santa Catarina de uma estrutura capaz de levantar e monitorar seus recursos naturais e o meio ambiente.

A sala de situação foi instalada no início de 2013 na sede da Epagri/Ciram, em Florianópolis, numa parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA). Trata-se de um conjunto de equipamentos e de profissionais destinados a monitorar em tempo real os níveis de rios catarinenses, a fim de emitir boletins diários e mensais sobre o comportamento do regime hídrico, alertando a sociedade e os órgãos competentes acerca de possíveis eventos extremos (estiagens e enchentes). Um boletim diário é produzido todos os dias úteis pela parte da manhã e disponibilizado no site da Epagri/Ciram. Ele também pode ser enviado diretamente ao usuário cadastrado no site. A equipe da Epagri/Ciram é formada por meteorologistas, hidrólogos, oceanógrafos, técnicos em meteorologia e outros profissionais.

{article Ney Bueno – Agricultura}{text}{/article}