SOL trará curso de capacitação para turismo rural na agricultura familiar para Região da ADR Araranguá
O gerente de Políticas Socioeconômicas, Rurais e Urbanas da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Sérgio Luciano Gomes, participou de audiências nesta terça-feira, 7, em Florianópolis, onde obteve êxito na questão de liberação de equipamentos e curso de capacitação para beneficiar os agricultores familiares da região do Extremo-Sul.
Em reunião na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), o gerente obteve a informação de que será realizado de um curso de capacitação para o turismo rural na agricultura familiar (Traf), que acontecerá em agosto em Araranguá atendendo as famílias da Região Turística Caminho dos Canyons, no Centro de Treinamento da Epagri (Cetrar). Serão três dias de treinamento, viabilizado pela SOL, por meio de consultoria contratada especialmente para esse fim, ofertando 30 vagas e os interessados poderão fazer suas inscrições antecipadamente na sede da ADR, na gerente de Políticas Socioeconômicas, Rurais e Urbanas, ou na Epagri. “Será um curso com uma visão bem abrangente. Se sobrarem vagas, as mesmas também serão abertas para proprietários de restaurantes, pousadas, entre outros estabelecimentos que desejam passar pelo treinamento”, destacou.
Outra notícia positiva trazida pelo gerente da ADR foi em audiência na sede da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, com o gerente de tecnologia, informática e governança Eduardo Pereira Andrade, que garantiu a liberação de computadores para escolas da região que estejam localizadas em áreas rurais, por meio do Programa Beija-Flor, do SC Rural. “Juntamente com a Gerência Regional de Educação, iremos mapear estas escolas e candidatá-las, já que elas precisam preencher alguns requisitos para receberem os computadores, que também poderão ser usados pelos agricultores”, disse.
O gerente de Tecnologia, Informática e Governança da Secretaria de Agricultura e Pesca falou também sobre a possibilidade de disponibilização de sinal de internet rural, também inserido no Programa SC Rural para os municípios. “As prefeituras da Regional de Araranguá podem encaminhar seus pedidos para promover a inclusão digital nas comunidades”, explicou.
O gerente da ADR Araranguá participou ainda de audiências na Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab), com a diretora técnica e operacional Alessandra de Andrade Klettenberg e na Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) com o gerente de Esporte de Participação, Adriano de Souza Ribeiro. “Foram reuniões de trabalho importantes, onde solicitamos a parceria destes órgãos na viabilização de ações que levem ao desenvolvimento do meio rural na região do Extremo Sul”, concluiu Sérgio Gomes.
Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Governo de Santa Catarina
Agência de Desenvolvimento Regional – Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0053/ 9148-1191
Site: http://www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua