Secretaria da Agricultura e IMA unem esforços para implantação do Cadastro Ambiental Rural em Santa Catarina
A Secretaria de Estado da Agricultura e o Instituto do Meio Ambiente vão trabalhar juntos na gestão do Cadastro Ambiental Rural em Santa Catarina. A intenção é aprimorar a gestão ambiental e dar mais agilidade na regularização das propriedades rurais.
O acordo prevê que a Agricultura vai coordenar a implantação da análise do Cadastro, do Programa de Recuperação Ambiental e das cotas de reserva ambiental.
A Agricultura terá acesso a informações atualizadas sobre o uso da terra, a situação das áreas de preservação permanente, reserva legal das propriedades rurais, e áreas de risco ambiental.
O Programa de Recuperação Ambiental é um instrumento para recuperar áreas degradadas ou alteradas. Já as Cotas de Reserva Ambiental são títulos que representam áreas com cobertura vegetal nativa nas pequenas propriedades e que excedem os limites estabelecidos pelo Código Florestal. Essas áreas são registradas e podem ser comercializadas.
Santa Catarina tem 375 mil propriedades rurais no Cadastro Ambiental Rural, esse registro obrigatório para imóveis rurais.
Repórter: Pâmella Andressa