Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Secretaria da Agricultura e...

Secretaria da Agricultura e da Pesca recepciona comitiva japonesa

O secretário da Embaixada do Japão no Brasil, Kentaro Morita, o cônsul-geral do Japão para região Sul do Brasil, Yoshio Uchiyama e a vice-cônsul do Japão, Nana Kawamoto, estiveram nesta segunda-feira, dia 10, visitando as instalações da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca com objetivo de conhecer os programas do Governo do Estado para suinocultura e a pesca catarinense. Santa Catarina recebeu neste mês a autorização para exportar carne suína ao Japão.

No encontro, o secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, e os diretores da Secretaria apresentaram um relato das ações que iniciaram há 46 anos de combate à febre aftosa, fazendo com que o Estado conquistasse em 2007 a certificação internacional da Organização Mundial de Saúde Animal de “Estado Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação”.  Rodrigues relatou que o Brasil possui outros 16 estados com status de livre aftosa, mas com vacinação. Foi apresentado o trabalho que a Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) e o Icasa (Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária) desenvolvem no controle da sanidade animal no Estado.

Os japoneses indagaram sobre a infraestrutura do Estado para atender o mercado internacional e foram apresentados os números sobre os cinco portos catarinenses e a logística de exportação das agroindústrias. “A mesma logística utilizada pelas agroindústrias para atender o mercado de frango mundial será utilizada para venda dos suínos”.

Sobre a pesca e a maricultura catarinense, o secretário João Rodrigues disse que Santa Catarina, apesar de contar com pouco mais de 1% da área do Brasil, é o primeiro produtor nacional em pescado, na pesca industrial e na artesanal, com aproximadamente 160 mil toneladas ao ano. Na maricultura, há aproximadamente 700 famílias atuando em 16 municípios catarinenses, com uma produção anual de 18 mil toneladas, o que representa 90% da produção nacional, gerando três mil empregos diretos no Estado.

A comitiva japonesa saiu satisfeita do encontro e reforçou o convite para que o secretário e diretores da Secretaria visitem o Japão no fim deste mês. Uma comitiva catarinense viaja ao Japão para encontro com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e reuniões com empresários japoneses, onde deverão ser fechados os primeiros contratos de compra de carne suína catarinense.

Informações adicionais:
Ney Bueno 
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca 
E-mail: imprensa@agricultura.sc.gov.br
Telefone: (48) 3239-4137

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support