Secretaria da Agricultura e Cidasc assinam convênio para desassoreamento do rio Carniça em Laguna
Mais de 280 famílias de pescadores serão beneficiadas com o desassoreamento do rio Carniça, na comunidade de Campos Verdes, em Laguna, no Sul do Estado. Nesta terça-feira, 1º, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) e a prefeitura de Laguna assinaram o termo de cooperação técnica para realizar o trabalho, que começa na próxima semana.
Foto: Ney Bueno/Agricultura
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, cedeu uma draga, um barco de madeira, um conjunto de bombas de dragagem, uma retroescavadeira e um veículo, além de 11 funcionários da Cidasc para desassoreamento do rio Carniça.
Segundo o secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, a dragagem do rio será de responsabilidade da prefeitura de Laguna e a estimativa dos técnicos é de que sejam retirados 72 mil metros cúbicos de areia nos 1.670 metros de extensão e 20 metros de largura do rio. Com a dragagem do rio, os pescadores poderão voltar a navegar com os barcos pesqueiros maiores sem o risco de ficar atracados e haverá o retorno do intercâmbio com o rio Tubarão.
A presidente da União das Associações de Pescadores da Ilha (Uapi), Maria Aparecida, a Cida, lembrou que o desassoreamento é uma reivindicação da comunidade desde 2008 que agora é atendida. “A sociedade dos Campos Verdes agradece às autoridades por esta obra”.
O prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos, também destacou a parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura. “Não são apenas os pescadores beneficiados, mas toda comunidade do complexo lagunar. O desassoreamento vai permitir o trânsito de embarcações novamente no rio Carniça”.
>>> Ouça o boletim da Rádio Secom e faça download
{article Ney Bueno – Agricultura}{text}{/article}