Secretaria da Agricultura começa demarcação das fazendas marinhas no Estado
Santa Catarina será o primeiro Estado do país a ter seus parques marinhos ordenados e regularizados. A instalação das boias e cabos de aço para sinalizar as fazendas marinhas começou nesta segunda-feira, 10, por Biguaçu. Ao todo, serão 812 áreas demarcadas no litoral catarinense, entre Palhoça e São Francisco do Sul, um investimento que ultrapassa R$ 3 milhões numa parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e Governo Federal.
Serão necessárias mais de seis mil boias e estacas para demarcar todas as áreas de cultivo nos 12 municípios beneficiados. As boias fazem o papel do muro que separa uma propriedade da outra, cada área foi concedida, após licitação, pelo Ministério da Pesca e Aquicultura por 20 anos. A expectativa é de que a demarcação seja concluída em 180 dias.
Com as fazendas marinhas regularizadas, os maricultores terão mais facilidade em acessar políticas públicas e financiamentos bancários. O secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa, destaca que esse é um momento histórico para o Estado. “Santa Catarina será o único estado do país com todas as fazendas marinhas regularizadas, isso dá mais tranquilidade aos maricultores, que agora terão seu pedaço de mar para produzir”.
Para discutir a ocupação dessas áreas, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) promove, nesta quinta-feira, 13, em Florianópolis, o Seminário Municipal sobre Ocupação Ordenada das Áreas Aquícolas Marinhas. O evento será no auditório da Epagri, no Bairro Itacorubi, às 13h30. O objetivo é reunir maricultores para discutir e organizar a ocupação das 121 áreas licitadas em Florianópolis para a atividade.
De acordo com o gerente do Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca (Cedap) da Epagri, Fabiano Müller Silva, pelo menos mais nove Seminários Municipais serão realizados até o final do ano para discutir a ocupação dos lotes marinhos entre Palhoça e São Francisco do Sul. Depois dos Seminários, o Cedap vai organizar reuniões técnicas nas comunidades de maricultores, para discutir detalhes e organizar o calendário de ocupação dos espaços.
Leia mais:
>>> Seminário discute ocupação de áreas aquícolas em Florianópolis
>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download
Informações adicionais para a imprensa:
Gisele Dias
Assessoria de imprensa
Epagri
Fone: (48) 3665-5147 / 9989-2992
E-mail: giseledias@epagri.sc.gov.br
Site: www.epagri.sc.gov.br
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417/ (48) 8843-4996
www.agricultura.sc.gov.br