Secretaria da Administração realiza 1º Seminário sobre Gestão Documental, Acesso à Informação e Proteção de Dados
Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom
A Secretaria de Estado da Administração, por meio da Diretoria do Arquivo Público e da Gerência Documental, realizará o 1º Seminário sobre Gestão Documental com o tema: “Transformando a Administração Pública – Estratégias de Gestão Documental, Acesso à Informação e Proteção de Dados”. O evento ocorrerá no dia 05 de outubro, no Teatro Governador Pedro Ivo, e será destinado aos servidores dos órgãos integrantes do sistema administrativo de gestão documental.
No seminário, serão abordados temas como o papel do Sistema Administrativo de Gestão Documental na modernização do Estado, processos digitais, acesso à informação, governo aberto e proteção de dados. As palestras serão ministradas por servidores especialistas do Arquivo Público (SEA), da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
“Desejamos aproximar o sistema de gestão documental do Estado, aprimorando o trabalho, esclarecendo dúvidas e compartilhando informações. Portanto, todos os servidores designados para integrar as Comissões Permanentes de Avaliação Documental (CPAD) e todos os agentes públicos dos órgãos integrantes do Poder Executivo estadual estão convidados a participar deste evento”, destaca o diretor de Arquivo Público, Rodrigo Beirão.
Todos os interessados devem se inscrever por meio do link: bit.ly/seminario-gedoc. Os participantes do seminário receberão um certificado que será enviado posteriormente ao e-mail cadastrado no momento da inscrição.
Programação do Evento:
- Exposição: “O Arquivo Público e os Municípios Catarinenses”. A mostra organizada pela Equipe da Gerência do Arquivo Permanente reúne documentações dos municípios catarinenses, abordando aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais de Santa Catarina.
- 13h – Credenciamento dos participantes.
- 13h30 – Abertura
- 14h – Palestra: Gestão Arquivística de Documentos no Brasil: os desafios do século XXI.
Dra. Camila Schwinden Lehmkuhl – Arquivista / Professora / UFSC
- 14h30 – Palestra: Política Estadual de Gestão Documental.
Giselle Viana Tibúrcio – Arquivista / Gerente de Gestão Documental / SEA
- 15h – Palestra: SGPE – Sistema informatizado de gestão arquivística de documentos: uma ferramenta para a organização e recuperação da informação.
Gisela de Souza Fonseca – Administradora / Gerente de Processos Digitais / SCTI
- 15h30 – Palestra: Desafios e Estratégias para garantia do Acesso à Informação Pública no Poder Executivo Estadual.
Yalle Hugo de Souza – Administradora / Gerente de Acesso à Informação / CGE
- 16h – Palestra: A Era da Informação: Governo Aberto e a Gestão Documental.
Carolina Kichller da Silva – Especialista em Gestão Pública / Gerente de Promoção do Controle Social / CGE
- 16h30 Palestra: A Proteção de Dados na Administração Pública: Desafios, Oportunidades e Conformidade.
Tayse Schristine Marian Borges Krause – Especialista em Gestão Pública / Gerente de Proteção de Dados / SCTI
- 17h – Painel de Discussão: Debate interativo com os palestrantes abordando questões relevantes para gestores e servidores no campo da gestão de documentos públicos no âmbito do Poder Executivo estadual.