Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. Secretaria da Administração realiza...

Secretaria da Administração realiza 1º Seminário sobre Gestão Documental, Acesso à Informação e Proteção de Dados

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom

A Secretaria de Estado da Administração, por meio da Diretoria do Arquivo Público e da Gerência Documental, realizará o 1º Seminário sobre Gestão Documental com o tema: “Transformando a Administração Pública – Estratégias de Gestão Documental, Acesso à Informação e Proteção de Dados”. O evento ocorrerá no dia 05 de outubro, no Teatro Governador Pedro Ivo, e será destinado aos servidores dos órgãos integrantes do sistema administrativo de gestão documental.

No seminário, serão abordados temas como o papel do Sistema Administrativo de Gestão Documental na modernização do Estado, processos digitais, acesso à informação, governo aberto e proteção de dados. As palestras serão ministradas por servidores especialistas do Arquivo Público (SEA), da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“Desejamos aproximar o sistema de gestão documental do Estado, aprimorando o trabalho, esclarecendo dúvidas e compartilhando informações. Portanto, todos os servidores designados para integrar as Comissões Permanentes de Avaliação Documental (CPAD) e todos os agentes públicos dos órgãos integrantes do Poder Executivo estadual estão convidados a participar deste evento”, destaca o diretor de Arquivo Público, Rodrigo Beirão.

Todos os interessados devem se inscrever por meio do link: bit.ly/seminario-gedoc. Os participantes do seminário receberão um certificado que será enviado posteriormente ao e-mail cadastrado no momento da inscrição.

Programação do Evento:

  • Exposição: “O Arquivo Público e os Municípios Catarinenses”. A mostra organizada pela Equipe da Gerência do Arquivo Permanente reúne documentações dos municípios catarinenses, abordando aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais de Santa Catarina.
  • 13h – Credenciamento dos participantes.
  • 13h30 – Abertura
  • 14h – Palestra: Gestão Arquivística de Documentos no Brasil: os desafios do século XXI.

Dra. Camila Schwinden Lehmkuhl – Arquivista / Professora / UFSC

  • 14h30 – Palestra: Política Estadual de Gestão Documental.

Giselle Viana Tibúrcio – Arquivista / Gerente de Gestão Documental / SEA

  • 15h – Palestra: SGPE – Sistema informatizado de gestão arquivística de documentos: uma ferramenta para a organização e recuperação da informação.

Gisela de Souza  Fonseca – Administradora / Gerente de Processos Digitais / SCTI

  • 15h30 – Palestra: Desafios e Estratégias para garantia do Acesso à Informação Pública no Poder Executivo Estadual.

Yalle Hugo de Souza – Administradora / Gerente de Acesso à Informação / CGE

  • 16h – Palestra: A Era da Informação: Governo Aberto e a Gestão Documental.

Carolina Kichller da Silva – Especialista em Gestão Pública / Gerente de Promoção do Controle Social / CGE

  • 16h30 Palestra:  A Proteção de Dados na Administração Pública: Desafios, Oportunidades e Conformidade.

Tayse Schristine Marian Borges Krause – Especialista em Gestão Pública / Gerente de Proteção de Dados / SCTI

  • 17h – Painel de Discussão: Debate interativo com os palestrantes abordando questões relevantes para gestores e servidores no campo da gestão de documentos públicos no âmbito do Poder Executivo estadual.
Avatar
Escrito por:

ASCOM | SEA

Julnei Bruno Bleichuvlh | Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Administração | Contatos: ascom@sea.sc.gov.br ou (48)3665-1636

Ver todos os posts