Secretaria da Administração participa da Semana do Governo Aberto da Controladoria Geral da União
A Secretaria de Estado da Administração (SEA), através da Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos, participou nesta terça-feira, 9, da Mesa Política de Dados Abertos e o Futuro da Transparência, da Semana do Governo Aberto. O evento é promovido pela Controladoria Geral da União (CGU), em parceria com o Estado de Santa Catarina e os municípios de São Paulo, Osasco e Contagem, e vai até o dia 12 de maio.
A diretora de Gestão de Licitação e Contratos, falou sobre as iniciativas do Governo de Santa Catarina para transparência e promoção da accountability por meio da abertura de dados nas compras públicas. Também abordou os avanços que a SEA está preparando para fornecer o acesso livre e aberto às informações de licitações e contratos.
“As informações sobre os contratos precisam estar disponíveis e de forma clara para a sociedade ter acesso e analisar. Já no próximo dia 1º de julho daremos mais um passo nesse processo de transparência, lançando o Novo Portal de Compras. A plataforma vai promover uma gestão mais transparente, confiável e ágil dos processos de compras do governo estadual”, ressalta a Diretora de Gestão de Licitações e Contratos, Karen Bayestorff.
Semana de Governo Aberto
A Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP) realiza anualmente um evento internacional, cuja data é definida pela própria OGP. Pela segunda vez, a Controladoria-Geral da União (CGU), em colaboração com as autoridades locais, está encarregada de organizar as atividades no Brasil.
Essa iniciativa oferece uma programação online, de 8 a 11 de maio, e também presencial no dia 12 de maio, na cidade de São Paulo (SP), com o objetivo de fortalecer os esforços para promover governos mais abertos e incentivar a participação e o engajamento da sociedade civil.
As palestras, painéis e oficinas abordarão temas como participação social, dados abertos, transparência, integridade e responsividade na gestão pública, entre outros. O foco estará nas experiências governamentais e da sociedade.
As mesas de discussão serão transmitidas ao vivo pelo canal da CGU no YouTube.