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Secretaria da Administração e Sindiasea promovem dia de capacitação para servidores

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Fotos: Krislei Oechsler / SEA

Capacitar os servidores e inteirá-los sobre os projetos que estão em andamento em todas as diretorias da Secretaria de Estado da Administração, padronizando conhecimentos e promovendo integração, foram os objetivos do evento Transformação na Gestão Pública – o Papel da SEA, realizado nesta terça-feira, 25, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. O evento foi promovido em parceria com o Sindiasea- Sindicato dos Servidores da Secretaria de Estado da Administração .

Todos os servidores foram convocados. O presidente do Sindiasea, Wladimir Dalfovo, destacou a importância de eventos como este, enfatizando a necessidade do compartilhamento do conhecimento sobre as áreas de atuação da Secretaria entre todos os servidores, para que possam continuar atuando de forma técnica e eficiente. “A SEA é um órgão sistêmico que abrange todas as áreas do Executivo estadual, o que nos torna multidisciplinares, com espaço para profissionais dos mais variados tipos de formação”, disse. 

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O secretário da Administração, Jorge Eduardo Tasca, abriu o evento apresentando aspectos que levam à transformação da gestão. Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Tasca usou de ditos populares para estimular a pró-atividade, a produtividade e a eficiência no serviço público. “Toda transformação começa com uma mudança de atitude, primeiro individual e depois de forma abrangente, refletindo no ambiente de trabalho e na melhoria dos processos.” O secretário também disse que, por ser a SEA uma secretaria sistêmica, todas as ações de gestão implementadas pelo órgão acabam por refletir, mesmo que de forma indireta, nos cidadãos.

Projetos em andamento na SEA

Cada diretor teve cerca de 20 minutos para explanar sobre suas competências, áreas de atuação e projetos que estão sendo implantados. O Consultor de Custos da SEA, Giovane Cardoso Pacheco, responsável pela coordenação dos indicadores de desempenho, que norteiam a gestão pública por resultados, mostrou a forma de acompanhamento e de avaliação periódica de gestão que o governador Carlos Moisés está adotando no Estado. “Não basta apenas planejar e implantar. É preciso acompanhar e medir os resultados de forma contínua, para que não se percam os objetivos previamente traçados“, disse. Pacheco abriu a rodada de apresentações dos diretores pois os indicadores de desempenho também estão traçados com base nas áreas de atuação da secretaria.

Os servidores também acompanharam a apresentação sobre o Centro de Serviços Compartilhados, diretoria criada com a Reforma Administrativa do Governo, no início deste mês. A pasta dirigida pelo servidor Filipe Schür congrega serviços comuns a diferentes secretarias para facilitar as entregas e promover economia de recursos. Na sequência, Junia Soares, diretora de Gestão Patrimonial, apresentou a evolução dos trabalhos sobre o inventário patrimonial catarinense. Além de outras estratégias desenvolvidas nas áreas de bens imóveis, móveis e na recente criada Gerência de Bens Intangíveis, que contempla o legado imaterial do Estado, como patentes, marcas e sistemas criados no âmbito do Poder Executivo estadual.

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Na área de Gestão de Licitação e Contratos, a diretora Karen Bayestorff, mostrou algumas estratégias já implementadas para promover melhorias nos processos licitatórios e na qualidade do gasto público, como a implantação do Pregão Eletrônico em todo o Estado, a Rede de Compradores e a padronização de documentos e processos, para agilizar os prazos e promover a desburocratização dos sistemas de compras. A primeira rodada de apresentações da tarde foi finalizada pelo Controlador Interno e Ouvidor da SEA, Fabricio Stopassoli, que apresentou a importância da controladoria e da ouvidoria como áreas imprescindíveis à gestão por resultados, relacionadas a controle e limites legais e validação de atos.

A segunda rodada de apresentações foi iniciada pela diretora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Renata de Arruda Fett Largura, que fez um apanhado sobre as novas funcionalidades que serão implementadas pelo SIG-RH, portal que congrega as informações pessoais dos servidores e sobre a digitalização dos processos referentes à gestão de pessoas.

Na área de Tecnologia e Inovação, diretoria também criada pela Reforma Administrativa, o diretor Felix Fernando da Silva mostrou a estrutura da transformação digital, que segue sendo implantada em Santa Catarina, especialmente por meio dos serviços digitais aos cidadãos e aos servidores, como o Governo Sem Papel, CNH e CRLV no Detran.

A apresentação dos diretores foi encerrada por Claudio Fontes, diretor de Saúde do Servidor, a maior diretoria da SEA em número de pessoal, que congrega as perícias médicas, o Plano SC Saúde e outros benefícios ou direitos relacionados à saúde e bem-estar dos servidores catarinenses. Fontes apontou a necessidade de novas formas de gestão para as perícias que demandam estruturas em todo o Estado e o importante acompanhamento dos gastos e custos referentes ao plano de saúde dos servidores.

O dia de trabalho foi encerrado com uma palestra com o especialista em administração pública Claudio Vicente. De forma descontraída e técnica, Vicente usou o caso de sucesso adotado pelo grupo Disney para se manter por tantos anos no mercado de shows e entretenimento infantil e familiar. Ele adaptou os objetivos desenhados pelo grupo americano e a missão de mundo de grandes empresas multinacionais às realidades de SC. “Dream- sonhe. Believe- acredite. Dare- ouse. Do- Faça. São as estratégias de gestão traçadas por Walt Disney que, se forem adotadas pelos servidores catarinenses, transformarão Santa Catarina no melhor Estado para morar, trabalhar e visitar“, disse Vicente.  

Informações adicionais para imprensa
Krislei Oechsler
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Administração – SEA
E-mail: comunicacao@sea.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-1636 /(48) 99105-4085
http://www.sea.sc.gov.br 

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