Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Secretária Carmen Zanotto defende...

Secretária Carmen Zanotto defende que violência no trânsito seja tratada como política de saúde pública

Durante a 9ª Assembleia do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), realizada em Brasília esta semana, a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, defendeu que a violência no trânsito seja tratada como uma política de saúde pública.

A sugestão da secretária foi apresentada após a exposição do projeto de enfrentamento à violência no trânsito da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte.

O programa visa subsidiar gestores nacionais e locais no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito por meio da qualificação, planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações.

Para a secretária, o impacto dos acidentes de trânsito no sistema de saúde é muito grande, tanto em Santa Catarina como em todo o Brasil:

SONORA

Além de debater o enfrentamento à violência no trânsito, foram tratados os aspectos da Política Nacional do Sangue, a ampliação do programa “Melhor em Casa”, que visa assistir os pacientes que têm condições de permanecerem em seus domicílios com toda assistência de uma equipe multidisciplinar e a inclusão dos medicamentos para a hepatite.

No encontro ainda foram discutidos o Programa Nacional de Redução de Filas e o Programa Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas, que é uma proposta do governador Jorginho Mello.

Repórter: Kenia Casagrande