Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Secretaria apresenta a Rede...

Secretaria apresenta a Rede de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente para os novos conselheiros tutelares de Santa Catarina

Foto: Helena Marquardt/ SAS

Para dar as boas-vindas aos novos 1.500 conselheiros tutelares que tomaram posse nesta semana, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) promoveu nesta quinta-feira, 11, uma live com orientações sobre a gestão 2024/2028 e apresentação da Rede de Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente em Santa Catarina.

 A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, reforçou que o Governo do Estado será parceiro dos novos conselheiros. “É nossa missão capacitar, orientar e estar junto de cada Conselho Tutelar na busca e garantia do direito das crianças e adolescentes.  Sabemos que a missão de vocês não é fácil, pois são inúmeros desafios, mas trabalharemos para que a política pública efetivamente aconteça”, afirmou.

Além dos profissionais da SAS participaram autoridades como o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação do Ministério Público de Santa Catarina, Eder Cristiano Viana, que também falou sobre a importância dos conselheiros. “É de fundamental importância a atuação deles que terão muitas obrigações e responsabilidades pelos próximos quatro anos. Aqui no Centro de Apoio auxiliamos diretamente com os promotores de Justiça que atuam na área da infância, e fazendo a interlocução com os demais órgãos do Estado para que juntos possamos cumprir o que está na lei em relação à proteção de crianças e adolescentes”, afirmou.

Participaram ainda o coordenador Nacional SIPIA CT, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Giovana Zandoná, a coordenadora de relações institucionais do Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares, Graziela Cristina Luiz Damacena Gabriel, a assessora em Políticas Públicas da Fecam, Janice Merigo e coordenador Geral do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Erasmo Marchi.

Conselheiros tomaram posse na quarta-feira

Os novos conselheiros tutelares, eleitos em 2023 pelo voto popular, tomaram posse na quarta-feira, 10, em todos os municípios de Santa Catarina. Ao todo serão 1.500 profissionais, além dos suplentes que assumem a gestão por um período de quatro anos e terão como missão garantir o direito de crianças e adolescentes.

O Conselho Tutelar é um órgão de proteção que existe para zelar pelo cumprimento de direitos de crianças e adolescente quando estes direitos forem violados, ameaçados de serem violados ou até mesmo, em casos suspeita de violação de direitos de crianças e adolescentes, sempre com base no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Helena Marquardt / Ascom SAS
(48) 3664-0916

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support